Tanti Auguri Cresciuma
Colunistas Nicola Gava

Tanti Auguri Cresciuma

“Parabéns Criciúma” Amanhã a vizinha e nossa mãe adotiva Criciúma completa seus 141 anos de sua fundação. Colonizada por imigrantes italianos vindo do norte e do nordeste da Itália. Foi a segunda colônia italiana da nossa região em 1878 sendo que Azambuja foi a primeira em 1877 e Urussanga em 1888 como extensão de Azambuja. Onze anos depois nascia a Colônia “Nuova Venezia” que estava dentro dos territórios de Tubarão e Araranguá.

Nuova Venezia foi fundada pela companhia norte americana Angelo Fiorita e administrada pela companhia Metropolitana. Quando Criciúma foi emancipada em1925.

Nova Veneza passou ser distrito de Criciúma até 1958 quando se foi elevada a município. Por esse motivo considero que fomos adotados por Criciúma. Mas a história é longa e complexa, por isso, o momento é de parabenizar a potente e referente Criciúma. “Cunplimenti Cresciuma!!!”

Piassa Natale Coral

Tanti Auguri Cresciuma

“Praça Natale Coral” Foi inaugurada no último dia 28 de dezembro em Nova Veneza a Praça Natale Coral no Bairro Elisa a mil metros ao oeste do centro da capital mundial da Polenta. O nome da praça é uma homenagem ao agrimensor imigrante italiano Natale Coral que fora o responsável pelas mediações da colônia “Nuova Venezia” que na época o território compreendia o município de Nova Veneza, o oeste do Criciúma, ou seja, parte da grande Rio Maina, municípios de Siderópolis e Treviso e uma parte de Urussanga até a localidade de Belvedere. 

No dia 19 de abril próximo será inaugurado na mesma praça o memorial Natale Coral com oito placas históricas: nome da praça, síntese histórica do homenageado, técnicas utilizadas nas medições no final do século de XIX, duas rosas dos ventos com o norte verdadeiro e o magnético, mapa da colônia, relação de imigrantes que adquiriram as terras, histórico do povo indígena que viviam na região e uma lança/baliza, mastro de 18 metros e urbanização com arvores e flores, também será impresso 6 mil folders com uma síntese da praça que serão distribudos em todas os alunos do município e turistas. Projetado por este colunista, o memorial é uma gentileza da Doutora Cleusa Coral Ghanem bisneta do Natale Coral. ”Bela e storica piassa!!!’    

Che bel regalo

Tanti Auguri Cresciuma

“Que belo presente” Este colunista recebeu de presente um automóvel HB20 do amigo empresário Sanciro Ghislandi sócio proprietário da Rede Bistek de supermercados.

Gratidão e emoção ao receber um presente desta envergadura, “nem sei se eu mereço tanto?” O automóvel vai auxiliar muito no deslocamento para as minhas pesquisas e na produção dos registros históricos. “Grasie grasie!!!”

El zera un tozato

Tanti Auguri Cresciuma

“Ele era um menino” No registro de memória, o neoveneziano Altanir Savi filho do saudoso Arino Savio. Altanir é nosso leitor assíduo. “Grasie!!!”

Amisi

Tanti Auguri Cresciuma

“Amigos” Empresário Valter Ghislandi e o agente de polícia civil Carlos Cardoso Furtado Sobrinho carinhosamente conhecido por “Carlinho Delegado” hoje responsável pela delegacia de policia de Nova Veneza.

Carlinho é paulista e há quase quatro décadas chegou em Nova Veneza.  Ele é irmão do saudoso e famoso autor “Rolando Lero” personagem da escolinha do professor Raimundo. “Bravi tozati!!!”

L’omo dele olive

Tanti Auguri Cresciuma


“O homem das oliveiras” A bela Márcia Marcelino Forgiarini com seu esposo Paulo Forgiarini um dos nomes mais renomados do Brasil quando se trata de azeite de oliva. 

Paulo é degustador profissional de azeite de oliva pela escola O.N.A.O.O IMPERIA – ITÁLIA  ( Organizzazione nazionale assaggiatore olio di oliva) ONAOO. 

O alquimista do azeito de oliva é consultor e assessor para produção de azeitonas a campo e extração de azeite extra virgem. O casal está construindo em Forquilhinha o Frantoio/Empório Forgiarini, ou seja, uma casa especializada em azeites de oliva. “Conplimenti!!!”

Tanti Auguri Cresciuma

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.