ANEDOTÁRIO POLÍTICO
ESTREITO – Um vereador de um município vizinho apresentou um requerimento para “alargar” a porta da casa mortuária. Que tal uma CPI para saber por que a empresa que construiu fez esta porta tão estreita.
* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza
DA HORA
_O atendimento em nosso comércio já teve mudanças significativas para melhor mas ainda tem que melhorar muito. Pode-se dizer que há vários atendentes que sabem atender bem e cativam as pessoas mas ainda há algumas pessoas que jamais deveriam estar atendendo em algum comércio.
_Para quem quer trabalhar no atendimento além de ter talento, tenha que investir na carreira e sugiro que façam cursos sobre o assunto. O Senac, de Criciúma, oferece curso de atendimento, entre outros para os comerciários.
_A CDL e ANET devem estudar este assunto e intervir para que nosso município realmente vire uma referência em bom atendimento em todos os setores. Nas escolas, os assuntos turismo e atendimento devem fazer parte do currículo ou ser abordado em algumas disciplinas. Envolver a escola e as novas gerações é se preparar para o futuro.
_E a “Chape”é Santa Catarina na sul-americana. Quando a gestão é boa os bons resultados aparecem.
_O Metrô venceu o clássico da polenta contra o Caravaggio FC por 1 a 0. Ambos estão na semifinal do campeonato LARM que já foi mais badalado. O título deverá ficar com um clube daqui.
_Os proprietários de casarões antigos bem no centro da cidade devem estar se sentindo pressionados pois muitos casarões que já eram ou viraram estabelecimentos comerciais foram restaurados e deram um charme especial à cidade.
NA POLÍTICA
_O figurão “Cota” Olivo, do posto de gasolina no trevo na entrada de Meleiro, é um leitor desta coluna. Valeu.
_O grupo que comprou uma área de terra para fazer um condomínio na serra foi na quinta-feira olhar o terreno para começar as obras. O prefeito eleito Rogério Frigo é um dos sócios. Eles ficaram no sítio de Marco Spillere.
_Conversei com Altemar Colonetti na quinta-feira depois do futebol. Seus colegas de PSB depois das eleições disseram que ele não se envolveu na campanha eleitoral de Valtenir de Mattia. Colonetti disse que sugeriu uma mudança para pelo menos eleger um vereador e não teve apoio. “Eu é que estou chateado com eles”, comentou.
_A primeira conversa do prefeito eleito Rogério Frigo com o atual prefeito Evandro Gava nesta semana não foi das mais calorosas.
_A demora na colocação de paver na Rua Nicolau Pederneiras, na praça está deixando alguns comerciantes nervosos mas estas mudanças vão deixar o centro mais atraente com a passarela ao lado da ponte. Uma canalização que está sendo feita não estava no projeto.
_O sucesso ou não de uma administração municipal começa na montagem de sua equipe. O prefeito eleito Rogério Frigo e Zé Spillere são cautelosos quando falam em nomes para seu primeiro escalão mas nestes meses até a posse não tem como não esquentar a cabeça com a pressão para a escalação do time.
_Quando voltaremos a ter uma Câmara de Vereadores realmente comprometida com assuntos importantes da população. Neste mandato o que se viu mais foi moção de “aplauso” mas a recíproca de boa parte da população para com os vereadores não é a de aplauso.
_Nestas eleições somente cinco vereadores se reelegeram mas destes alguns tiveram baixa votação e por pouco não ficaram de fora.
_Osnir Ghellere e o Advogado Luiz Henrique Baldessar Gava são dois nomes certos na administração de Rogério Frigo e que foram citados neste espaço.
_Ciso Mathias é um nome certo na secretaria de transportes e obras. Ele já trabalhou nesta secretaria em várias oportunidades e conhece bem o setor.
_Susan Bortoluzzi Brogni já está fazendo contatos e planos para quando assumir a secretaria de cultura e turismo. Ela foi secretária num mandato de Frigo e fez belo trabalho. Sua nomeação deverá ser pouco tempo depois da posse pois a festa da gastronomia é em junho e precisa ser organizada com mais tempo.
_O pessedista Dudu Ugioni, que foi secretário de planejamento por um período neste mandato, espera fazer parte da equipe de Frigo e Zé Spillere.
_Um jovem que estava empolgado para gastar muita sola de sapato na campanha de Valtenir de Mattia e que depois mudou de ideia está querendo fundar o PR no município.
_Por falar em Valtenir de Mattia, ele depois das eleições parece que está amadurecendo a ideia de morar em Criciúma.
_Nas eleições para o governo estadual em 2018, o PP e PSDB poderão estar juntos. A dupla poderá ser Esperidião Amin com Clésio Salvaro, de vice.
_O nome de um ex-assessor de um deputado estadual da região foi lembrado para a chefia de gabinete no próximo mandato.
Administração deve em primeiro lugar trabalhar com seus aliados de segurança e não com adversários ,e favorecer adversários ,e deixar os que votaram nele,isso é ponto forte pra uma derrota,quem não percebe isso ,não pode administrar bem seu município ,isso é entender a política ,é bom refletir nesses pontos fortes ,agradar o seu eleitor ,uma das facetas da política.