No último fim de semana, Nova Veneza foi palco de um evento esportivo que conquistou a comunidade local e atraiu participantes de seis estados. O Clube de Orientação do Extremo Sul Catarinense (COrESC) organizou o evento, que contou com o apoio da prefeitura, patrocinadores locais e diversas autoridades.
O esporte de Orientação, que envolve corrida com mapa e bússola, foi o destaque do evento, atraindo a atenção não apenas dos atletas, mas também dos moradores locais. O prefeito Rogério Frigo e o comandante do 28 GAC, Cel Fonseca, elogiaram a iniciativa e destacaram a importância do esporte para a comunidade.
O evento contou com a participação de 128 atletas, incluindo 32 crianças, sendo algumas delas da Escola Municipal Bairro Bortolotto. Um detalhe surpreendente foi a presença do atleta Walter Darge, que percorreu 1.400 km do Norte de MG para participar e sagrou-se campeão na categoria Homens Vip A.
Outro momento emocionante do evento foi destacado em um vídeo. A atleta Otildes Costa Furtado Pamplona, do Clube de Orientação de Curitiba, foi homenageada como exemplo vivo a ser seguido. Já campeã brasileira de Orientação, ela comoveu a todos com sua dedicação e paixão pelo esporte.
O presidente do COrESC, Paulo Calisto Becker, destacou o crescimento do clube graças ao trabalho conjunto de pessoas apaixonadas pelo esporte e pela natureza. Ele anunciou que em 2024, nos dias 5 e 6 de abril, Nova Veneza sediará novamente a abertura do Circuito Catarinense de Orientação, com a 1ª Etapa.
Além dos elogios à Nova Veneza pela recepção calorosa, Becker agradeceu à prefeitura e aos diversos apoiadores e patrocinadores locais, incluindo Grupo SETUP, Casas de Pedra, Ristorante Veneza, Ristorante Il Camino, Trattoria Montalccino, Casa do Chico, Capo & Gin, Atafona Marini, Casa Di Nonna, Casa del Cioccolato, H Sports de Sombrio, 28 GAC, Hulse frutas, Madeireira Capivara, Madeireira Mazzucco, Gonçalves a casa da construção, CBO e ORIESC.