Strada Leandro Bongiolo
Colunistas Nicola Gava

Strada Leandro Bongiolo

Strada Leandro Bongiolo

“Rodovia Leandro Bongiolo” Entre o planalto serrano catarinense e nossa região sempre teve acesso somente a pé ou a cavalo/mula e hoje se tornou uma trilha turística. O acesso está entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Siderópolis passando pelos lados norte e noroeste da Barragem do Rio São Bento. Mas, este trajeto teve um papel importantíssimo no quesito comercial para região desde o início da colonização italiana, pois, os serranos traziam seus produtos desde tropas de gado, porcos, maçã, queijo, charque, pinhão e outros. Em seu retorno voltavam com o nossos produtos. O primeiro comércio que eles encontravam era do saudoso Leandro Bongiolo (1915-2000) na localidade de São Pedro muito conhecida por “Costão da Serra”.

Leandro e sua esposa Angela Fenalli Bongiolo administraram por mais de sessenta anos, era uma espécie de bar e armazém chamados também de “venda ou bodega” com moinho de farinha de milho e descascador de arroz. Muitos produtos embalados vinham de laguna até Nova Veneza, depois eram transportados de charrete/carroça ou carro de boi. Além de atender a comunidade, o local era para obrigatória dos tropeiros independente do sentido da viagem. O município de Siderópolis homenageou o saudoso comerciante com o nome de rua, os trechos das Rodovias SID 152 e 157 passa ser Rodovia Leandro Bongiolo numa extensão total de 2.133 metros. “Beo e meritato omájo!!!”

 Ades si Ruxanga

Strada Leandro Bongiolo
“Agora sim Urussanga” Na próxima sexta-feira, 02 a partir da 20 horas acontece uma integração cultural entre capital nacional da gastronomia típica italiana Nova Veneza com a “Benedetta” Urusssanga capital do bom vinho e do emblemático uva/vinho Goethe. Este momento histórico acontece com a Live Cultural Bauco ma no tanto e faz parte de umas séries de transmissões que estão sendo feitas em vários municípios da região sul catarinense onde tem predominância da etnia italiana. 

O grande propósito da live é mostrar a potencialidade artística, história, linguística, recursos naturais, potencial e produtos turísticos culturais em todos os seguimentos, e no caso de Urussanga destacando a enologia, sendo a produtiva e histórica ainda pouco conhecida pela importância dos seus vinhos tendo destaque nacional há mais oito décadas. Dentro da live será mais de trinta artigos gravados e apresentados por este colunista e o empresário Sanciro Ghislandi que é um entusiasta e colaborador de muitos projetos culturais da região. Acompanhem as transmissões pelos canais: Nicola Gava Bmnt e Youtube.  No registro durante intervalo de gravações com Suelen Cittadin Jacintho e Nevton Bortolotto neoveneziano que fez e faz história em Urussanga. “No sta mia desmentegar!!!”

Mosion  di Aplausi

Strada Leandro Bongiolo
“Moção de aplausos” Minha gratidão e do empresário Sanciro Ghislandi pelo legislativo neoveneziano pela moção de aplausos recebida na ultima quinta feira pelos nossos trabalhos culturais em Nova Veneza e região. A bela frase Miriam Doneda Pereira de Jesus diz assim: “Incentive, porque cultura precisa ser exercitada” e é isso que nós fizemos. A gratidão ainda é o melhor presente, obrigado a todos. “Grasie!!!” 

Da Belun a Nova Venésia 

Strada Leandro Bongiolo
 “De Siderópolis a NovaVeneza” pela noite gastronômica neoveneziana encontrei as três belas e simpaticíssimas amigas sideropolitanas Renata Pagani, Ester Barp e Michele Pagani brindando a vida. “Tre bele tozatone!!!”  

Te toca inparar

Strada Leandro Bongiolo
“Você tem que aprender”. Você quer aprender gratuitamente a língua italiana? A italianista professora Karla Ribeiro ministra todos os sábados a partir das 14 horas, aula da oficial língua italiana. De forma gratuita a quem deseja fazer parte desta comunidade ítalo-brasileira via internet, é só acessar o canal Karla Ribeiro no YouTube. “Chi sa sà, chi no sà no sà!!!”
Strada Leandro Bongiolo

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.