Strada dele fiore

Strada dele fiore

“Estrada das flores” A Rua Mário Nazari que interliga a Rodovia Pietro Tomasi com a Rodovia Imigrante Giuseppe Gava na localidade de São Jose para São Bento Alto, recebeu pavimentação asfaltica até o Instituto Mix e em breve será concluído até seu final. Esta rua além do seu nome oficial vai ser batizada de “Strada dele fiore” que na língua vêneta significa estrada das flores.

O percurso é fantástico, pela vegetação, florestas, campos, lavouras e vista panorâmica do paredão da Serra Geral, sem falar nos desníveis e curvas naturais parecendo paisagens cinematográficas. O projeto “Strada dele fiore” coordenado por este colunista com apoio dos proprietários, empresários, poder público municipal será plantado milhares de flores e árvores. No principio da colonização este território era a secção “Estrada de Lages” porque é era o caminho para o município de Lages que depois fora se desmembrando, para São Joaquim e depois Bom Jardim da Serra.

Placas históricas e outras com frases na língua vêneta com tradução para o português serão fixadas nas margens da estrada, que promete ser um grande atrativo turístico. No registro o prefeito Rogério Frigo acompanhado do engenheiro Galdino Gava e do secretário de obras Tarcísio Matias responsáveis pela pavimentação da mesma. “Bel projeto, bela strada!!!” 

L’union fa la forsa

Strada dele fiore

“A união faz a força” Izolete e Girardi e a filha Rosana proprietárias do centro de eventos Sítio Maria Rosa que foi parcialmente destruído por um incêndio. Mas,  as belas e corajosas empresárias estão reconstruído e aguardando o retorno dos eventos. “Bravissime!!!”

Capital mondial dela Polenta  

Strada dele fiore

“Capital mundial da Polenta” Uma frase que li e guardei porque gosto muito “Eu saio de Nova Veneza, mas, Nova Veneza não sai de mim” e da dentista Cecília Nuernberg Gava em um momento que morava fora e estava fazendo uma deliciosa polenta. No registro o arquiteto José Luiz Ronconi fazendo o “rebalto dela polenta”, ou seja, virando a polenta pronta e sua mãe, a Dona Neli Piucco Ronconi. “Polenta e late ingrasa le culate!!!”

Do tre paroe… 

– Excelente repercussão do vídeo documentário sobre a “Via Crucis – o caminho da fé” de Nova Veneza. Uma síntese histórica de como surgiu esta Via Sacra externa, sendo uma das mais belas do Brasil. Para que não assistiu ainda, está na minha página da semana passada.  

– Na língua vêneta “Via Crose” significa “Via Sacra”

Strada dele fiore
Strada dele fiore