Dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta ao século V, mas foi no século XIII que o dia dois de novembro passou a ser o dia dos finados.  Dia de finados, também conhecido como dia dos mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram.

Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu. Mas, ir visitar os túmulos ou as capelas dos entes-queridos, sejam eles familiares, amigos ou mesmo sendo uma pessoa que nem você o conhecia, mas, tinha certa admiração, faz agente voltar na história de cada um.

Como pesquisador de historia, eu gosto muito de visitar cemitérios, sempre falo que eles são páginas de histórias, e que muitas delas nos pertence. Nas lápides estão grifados nomes e datas, fazendo lembrar quem era, qual foi sua historia, não importando, se foi maior ou menor, pois, cada um tem o seu valor para sua família, amigos e pelo bem comum de todos.

Na Europa muitos jazigos são verdadeiras obras de artes no quesito arquitetônico. Citado aqui na minha coluna na semana passada, sobre um antigo cemitério de Nova Veneza que estava no abandonado  no meio da mata há mais de quatro décadas será restaurado. O artigo repercutiu muito, e ainda sem receber a manutenção, já está recebendo visitas de neovenezianos e turistas. Esta semana uma excursão com trinta turistas fez vistita ao antigo cemitério. “Torna el sol ma no el tenpo!!!”

STRADA NATAL CORAL

No sábado passado foi inaugurada em Nova Veneza a pavimentação asfaltica da Rua Natal Coral, esta inicia mil e duzentos metros ao noroeste do centro de Nova Veneza até a divisa com Linha Da Boit que é município de Siderópolis.

O nome da rua é uma homenagem ao saudoso Natal “Natalin” Coral filho de Fioravante Coral e Beatriz Moretto Coral e neto do agrimensor imigrante italiano Natale Coral. A inauguração contou com a presença de autoridades neovenezianas, sideropolitanas, comunidade, familiares e parentes do homenageado “Natalin” Coral.

Lembrando que a família Coral se reúne no dia primeiro de dezembro para se o segundo encontro em Nova Veneza.  “O con le scarpe o sensa scarpe e me alpini io voglio quà!!!”

MATADA FAUNA E DA FLORA

LA BELA DELA 0,SETIMANA

Meiga, simpática, charmosa e muito competente Giovana Morelli Brogni acadêmica da Unesc, que no próximo ano conclui o curso de odontologia. A futura doutora está entre as mais belas neovenezianas. “E no se ghe dis pi njente!!!”

EL CAPITAN

O respeitável neoveneziano Rodrigo Beretta filho do meu saudoso amigo de infância “Lélo” Beretta. Rodrigo ingressou na Polícia Militar em 2002 como soldado, em 2015 fez o curso de formação de cabos e foi promovido a cabo.

Em 2018 iniciou o curso de formação de Sargentos da PM, o primeiro curso com título de graduação da PM. Feito pela FAPOM (faculdade da Policia Militar). Graduado em tecnólogo em Preservação da Ordem Pública. Na última sexta feira, 25, foi sua formatura, agora Sargento. Parabéns Rodrigo.  “Bravo, bravisimo Capitan!!!”

LALO CORAL, UN BASO NASIONAL

Durante a inauguração da pavimentação da Rua Natal Coral teve a presença da deputada federal Geovania De Sá. Com todo respeito e carinho Lalo Coral filho do homenageado selou um beijo nacional na deputada Geovania que foi registrado por este colunista, e solicitado pelo “beijoqueiro” para a que foto saísse no jornal. Pedido feito, pedido aceito e aqui está a prova do crime. “Chi pi basa la morosa, dopo de marida pi bastona la sposa!!!”

BON CONPLEAN LAU


Uma cruza de gaucho com catarinense nasceu esse guri bem lindo, batizado de Lau Francisco Gava De Lima; O piá leva o nome dos Nonos. Lau completou ontem, 31, seus oito aninhos. “Bon conplean tozato!!!