Sinalização, drenagem e resgate histórico marcam sessão na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Todas as indicações colocadas em votação na sessão ordinária desta terça-feira, 6, foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

Os legisladores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza estiveram reunidos em mais uma sessão na noite desta terça-feira, 6, para debater sobre melhorias para o município. A comunidade marcou presença na Casa Legislativa para acompanhar de perto quais as indicações dos vereadores, que na oportunidade frisaram sobre a necessidade em alguns pontos do município de sinalização e também de drenagem.

Uma das indicações foi de autoria do vereador Arlindo da Silva, que pede que seja realizada a pintura amarela no meio-fio (guia de calçada), nas duas laterais da Rua Imbraim Policarpi, em frente a Escola Terezinha Pasetto Spillere, localizada no Distrito de Caravaggio, além de que seja providenciado  a instalação de placa de sinalização indicando “proibido estacionar” em frente a esta instituição de ensino.

“Já é uma rua estreita onde os professores, as pessoas que levam os alunos estacionam seus carros, muitas vezes bastante afastado do meio fio e dificulta a passagem dos ônibus”, garante o legislador Arlindo. O vereador Edaltro Luiz Bortolotto, parabeniza a indicação de Arlindo, já que segundo ele, o município carece de sinalização.

Outra indicação relacionado a sinalização, é do vereador Carlos Eduardo Ghislandi, que solicitou que seja feita a instalação de placa indicativa de “área escolar”, nas proximidades do Instituto Musical Sole Mio,  localizado na Rua Nicolau Pederneiras em Nova Veneza.

O mesmo vereador foi autor de outras indicações, como para que seja elaborado um projeto para criação de um novo Parque Industrial, destinado à Micro e Pequenas Empresas, com localização entre o Bairro Jardim Florença e a Comunidade de Picadão.

Indicou também a alteração no projeto arquitetônico que criou a projeção da ciclovia na Rodovia José Spillere, SC-446 (Rodovia que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio), principalmente com relação à passarela sobre o Rio Serraria, devido ao elevado custo da mesma, podendo, talvez, inviabilizar a capitação de recursos para sua execução.

Além disso, solicitou arealização urgente da drenagem na extrema do Bairro Elisa com o terreno da Associação Bistek. Após a explanação desta indicação da drenagem, o presidente da Câmara, Eloir Minatto, preocupado com a população lembrou que também já fez indicações em seu mandato passado em relação a isso. “Isso é de extrema urgência, tenho certeza que o prefeito vai olhar com carinho”, pontuou o presidente.

A indicação do vereador Edaltro Luiz Bortolotto, ao Poder Executivo Municipal, também foi de drenagem, o legislador solicita que seja realizado urgente o trabalho com tubos de 30  centímetros, numa extensão de 95 metros na Rodovia  Quinto David Baldessar.

O vereador Edgar Preis, solicita que seja desempenhada com extrema urgência a reforma da Sede Esportiva da Comunidade de Rio Cedro Médio, e que também seja feito o conserto das luminárias do campo de futebol suíço, localizado na mesma sede.

Todas as indicações colocadas em votação foram aprovadas por unanimidade pelos legisladores.

Projeto Colônia Del Bauco é abordado na Tribuna Livre

Fez uso da Tribuna Livre durante a primeira sessão do mês de março, o historiador Nicola Gava, para explanar aos presentes na Casa Legislativa, o Projeto Colônia Del Bauco – história e identidade, que se trata da produção de 120 vídeos que relatam a história da imigração italiana do sul de Santa Catarina e de outras etnias de convívio.

O projeto está sendo executado com a parceria da produtora Machado e Vídeo, coordenada pelo diretor de fotografia Anderson Silva Machado. O projeto vem ganhando forma com dois vídeos produzidos e publicados, sendo um deles apresentado durante a sessão.

A intenção dos idealizadores é que o material depois de pronto, inclusive com alguns vídeos gravados na Itália, futuramente venha a se tornar também um livro.  “A gente fez uma pré pesquisa e a nível de Brasil não existe outro trabalho como este, até existem  outros vídeos, mas um trabalho de resgate como este vai ser muito difícil de encontrar”, ressalta Nicola.

O presidente, Eloir Minatto, agradeceu e parabenizou Nicola e o Anderson, lembrando que o conhecimento e as histórias, as vezes, acabam se perdendo com o tempo e com esse trabalho muito pode ser resgatado. “A cultura junto com a história ajudam também o município ir pra frente. Nova Veneza por causa da sua história e sua cultura, hoje é o que é, muitas pessoas querem vir pra cá conhecer a belíssima Nova Veneza, não podemos deixar se perder isso”, enaltece o presidente.

Confira a sessão

_MG_6060

Rafaela Trombin Maciel