Comemoração

Siderópolis comemora 128 Anos de Colonização Italiana

Por Eduardo Scussel e Jatene Macedo

Homenagem foi a palavra que marcou as comemorações dos 128 Anos de Colonização Italiana no Núcleo de Nova Belluno-Siderópolis. Muita música, religiosidade e comida típica, fizeram parte da festa. Barraca de petiscos italianos, cantoria, jogos de mora, missa rezada em italiano com teatro que trouxe um pouco de como foi a vinda dos imigrantes na região, homenagem aos imigrantes com coroa de flores na estátua do imigrante e o tombo da polenta.  A festa foi organizada pelo Governo de Siderópolis em parceria com a Associação Bellunesi Nel Mondo – Família de Siderópolis.

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, parabenizou e agradeceu todos os envolvidos. “Graças ao esforço das famílias italianas chegamos onde estamos. Nada mais justo que homenageá-los. Obrigada a todos que de alguma forma contribuíram pelo sucesso do evento, foi tudo muito especial”, disse o prefeito, acrescentando que “atualmente a miscigenação forma Siderópolis, mas as origens sempre serão mantidas”.

Fizeram parte das comemorações também, o lançamento do livro “Canti Della Tradizione Populare Veneta Nel Sud Del Brasile” e o Cd do Grupo Bellunesi “Mi Son da Bellun” 128 anos de Cantoria Veneta Nova Belluno.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.