“A reação da Igreja Católica para o fogo na Amazônia foi o Sínodo. Já o fogo nas igrejas no Chile, o silêncio”.

Sete chaves

Os progressistas neovenezianos devem anunciar nos próximos dias uma filiação que apostam ser importante para o próximo pleito. Os possíveis nomes seriam os ex-vereadores Valtenir De Mattia ou Altemar Colonetti.

O mais provável

Os pepistas desconversam, mas a provável filiação poderá ser de Altemar Colonetti, já que De Mattia, considera que as pessoas responsáveis pela saída de filiados importantes do partido ainda estão dando as cartas na sigla.

Não quer mais

O suplente de vereador Samuel Milanez o ‘Bigode’, não pretende mais assumir uma vaga na Câmara. Ele admite que há divergências com algumas decisões tomadas pelas lideranças do PP. Inclusive, não pretende ser candidato no próximo ano. No momento, seu foco total é o Caravaggio FC.

Aliança pelo Brasil

O ‘Aliança pelo Brasil’, o novo partido do presidente Jair Bolsonaro, começa a ser oficialmente criado com a coleta de assinaturas no próximo dia 21. Em Nova Veneza a nova sigla tem empolgado alguns políticos sem partido e também quem ensaiava sua entrada no PSL.

A vaca foi pro brejo

Segundo o deputado Jessé Lopes, seguindo o caminho contrário da desburocratização dos serviços, a Alesc aprovou, apesar do voto contrário do deputado, o Projeto de Lei 67/2019. Agora quem quiser fazer uma campanha on-line tipo ‘Vakinha’ para levantar fundos para alguma causa beneficente, terá que pedir autorização ao ministério público. O objetivo seria evitar fraudes.

Dia da Bandeira

Nesta terça-feira, 19, é o Dia da Bandeira. Para comemorar a data a Secretaria de Educação do município, juntamente com uma representação do Exército Brasileiro, através do 28º GAC, farão um ato de incineração de bandeiras inservíveis na Escola Básica Municipal Líbero Ugioni, no bairro São Francisco. Parabéns para quem teve a iniciativa de levar este evento cívico até uma escola do interior. Muitas vezes, até por questão de logística, as escolas mais próximas da sede é que acabam sendo contempladas com este tipo de ação. Parabéns!

Situação da Lírio Rosso

Que o asfalto da rodovia estadual Lírio Rosso sempre foi um lixo, todo mundo sabe… e cada operação tapa buraco que acontece aquilo vai ficando pior. Por mais remendos, o governador assinou na última semana em Forquilhinha, o convênio do projeto Recuperar. O projeto realizará a manutenção, limpeza e sinalização das estradas estaduais em parceria com os municípios da Amrec. O convênio vale por cinco meses e pode chegar a R$ 2,7 milhões.

Não pode esperar

Como a situação da Lírio Rosso (estrada que liga Nova Veneza ao bairro Mãe Luzia em Criciúma) é bem precária, o secretário de planejamento de Nova Veneza, Lodejane Zanoni, pretende aplicar emergencialmente algum paliativo antes mesmo da chegada da empresa contratada.

Uber do busão

O lançamento do Aplicativo 4BUS, desenvolvido em Florianópolis, uma espécie de Uber de ônibus, promete passagens 60% mais baratas. Dá pra viajar de Florianópolis a São Paulo com R$ 44. Não concordando com a evolução, as empresas tradicionais de ônibus estão tentando derrubar a iniciativa na Justiça.

Vagas na SpilRod

A SpilRod está com vagas abertas para auxiliar de produção. Interessados devem enviar currículo para o e-mail setorpessoal@spilrod.com.br até o dia 21/11/2019. No campo assunto do e-mail deve constar o nome da vaga pretendida.

Merísio no PSDB


A deputada federal e presidente em exercício do PSDB/SC, Geovania de Sá, divulgou na noite desta segunda-feira, 18, a ida do ex-presidente da Assembleia de Santa Catarina, Gelson Merísio, e do Secretário de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinícius Lummertz, para o PSDB. Eles estiveram reunidos em São Paulo, com o governador do estado João Dória, com o presidente nacional dos tucanos, Bruno Araújo, e com o ex-senador Dalírio Beber. A filiação de ambos deve acontecer nos próximos dias em Santa Catarina.

Dança das cadeiras

Já está definida para o dia 3 janeiro de 2020, a renúncia do atual presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Cesar Augusto Pasetto e do primeiro secretário Aroldo Frigo Junior. Na sequência será marcada uma reunião extraordinária para o dia 6, onde acontecerá nova votação. O plano é que Aroldo assuma à presidência e Pasetto como primeiro secretário.

Prefeito interino

Como vem acontecendo com os últimos presidentes da Câmara, Aroldo deve assumir a prefeitura interinamente no primeiro semestre de 2020, pois logo depois começa o período eleitoral, sendo assim, estaria impedido de assumir durante a campanha.

Perdeu o bonde

Alguns vereadores de Siderópolis estão inconformados com a decisão da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), de transferir de Criciúma para Nova Veneza, o 2º Ofício de Registro de Imóveis. Espernearam pra tentar reverter e levar o cartório pra lá, mas não tiveram êxito. A conquista irá facilitar e muito a vida dos cidadãos de Treviso, Siderópolis e Nova Veneza.

MEIs

A Associação Empresarial de Nova Veneza (Aenove) promove nesta terça-feira, 19, a partir das 19h, no Palazzo delle Acque, um encontro voltado ao Microempreendedor Individual (MEI). Confira aqui a notícia completa.