Por Dayana Vítor

Se você tem dívidas e quer renegociá-las terá uma boa oportunidade de hoje até sexta-feira, na Semana de Negociação e Orientação Financeira. O mutirão nasceu de acordo da Febraban- Federação Brasileira de Bancos e Banco Central.

E o que não faltam são chances de ficar livre da dor de cabeça, pois 458 agências do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander estarão abertas até as oito horas da noite para oferecer orientação financeira e renegociar dívidas em atraso. Votorantim e o banco Safra vão atender somente pelos canais digitais.

Além da chance de ir ao banco mais tarde para fechar a negociação, os acordos poderão ser realizados nas demais instituições financeiras no horário normal de funcionamento. Agora, se não for possível ir até uma agência, é só acessar as redes digitais dos bancos ou a plataforma consumidor.gov.br para obter a melhor forma de pagar suas pendências.

Cada banco participante tem sua própria política de negociação, mas a maioria oferece condições especiais de parcelamento, extensão das parcelas, novas linhas de crédito com juros menores e descontos. O economista, Roberto Piscitelli, dá algumas dicas para que a negociação do pagamento seja bem-feita.

O economista aconselha que os devedores peçam a instituição financeira detalhes dos juros das dívidas, para fazer a melhor proposta.

Além da renegociação, a semana prevê a criação de uma plataforma online com informações e orientações sobre saúde financeira.