A Câmara de Vereadores de Nova Veneza prestou homenagem ao centenário da Paróquia São Marcos em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (26/04). Todos os oito párocos que passaram pela paróquia foram lembrados, cinco em memória, e mais três com placas comemorativas.
Um vídeo foi exibido mostrando a história das 16 comunidades que fazem parte da paróquia de São Marcos. Os padres Itamar Mazzuco; Vilmar Moretti; representado pela sua irmã Iliria Moretti Marangoni; e Cesar Budny, representado pelo presidente do CAEP, Ricardo Brogni; receberam placas comemorativas.
O presidente do legislativo, Lodejane Zanoni (PMDB), parabenizou toda a comunidade pelo centenário da paróquia. “Fé, religiosidade e perseverança, são os elementos de transformação que fizeram a comunidade que conhecemos hoje. Não há como falar da história de Nova Veneza, sem falar da Paróquia de São Marcos”, disse o presidente em seu discurso.
O prefeito Rogério Frigo lembrou da importância da fé para união das famílias na construção de uma comunidade unida. “Sem a igreja nossas famílias teriam muito mais dificuldade na vida”, lembrou o prefeito, que reafirmou o compromisso de continuar ajudando as comunidades.
Segundo o Padre Itamar Mazzuco, a fundação da paróquia é datada no dia 31 de julho, mas as comemorações foram antecipadas por contra do dia de São Marcos, comemorando no dia 25, ontem, onde foi feito uma missa especial seguida de um jantar. Hoje a sessão solene, e ainda terá missa festiva nos dias 28 e 29.
Texto e Fotos: Antonio Rozeng
Associamo-nos às homenagens que estão sendo prestadas à Igreja de Nova Veneza, pela comemoração do Centenário da Paróquia São Marcos.
Temos a honra de fazer parte dessa rica história de fé e de gratidão a Deus. Em 1938, quando do Jubileu de Prata (1912-37) , foi realizado o Congresso Eucarístico Paroquial, por iniciativa do Cônego Miguel Giacca. Nossos pais, Angélica Aléssio e Aquilino Luiz Cirimbelli, fizeram parte da comissão organizadora (Mário Belolli, págs. 51e 52). No cinquentenário (1962), coordenado pelo Cônego Amilcar Gabriel, fomos coroinha (mesmo autor, pág. 66). Parabéns ao Padre Itamar Mazzuco e ao Sr. Ricardo Brogni, presidente do CAEP, pela intensa programação e pelo excelente trabalho que vêm realizando nessa Igreja.