Por Willians Biehl
Para resolver o problema, profissionais da Casan trabalharam por quase 18h ininterruptas.
Dezenas de técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), trabalharam por quase 18 horas seguidas para solucionar dois problemas nos dutos que levam água bruta da Barragem do Rio São Bento em Siderópolis, até a estação de tratamento no bairro São Defende em Criciúma.
Os problemas que iniciaram por volta das 15h dessa segunda-feira, 3, foram dois; um novo rompimento na tubulação de fibra de 600mm, a poucos metros do ocorrido na última sexta-feira, 30, na altura do bairro Picadão em Nova Veneza. O segundo problema aconteceu quando técnicos fechavam uma válvula na estação de bombeamento no mesmo bairro, para poder consertar a tubulação, quando um anel de vedação do equipamento também se rompeu, prejudicando o abastecimento dos municípios de Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis, Maracajá e parte de Içara.
A dificuldade com a válvula foi resolvida por volta das 4h da madrugada, como exibido pelo Portal Veneza em uma Live no Instagram, já o reparo na tubulação foi completamente finalizado por volta das 8h desta terça-feira.
A expectativa é que o abastecimento em Nova Veneza deva ocorrer até o início da tarde de hoje, já a volta total do sistema em toda a região somente na quarta-feira.
Troca da tubulação de fibra
Conforme edital já realizado pela Casan, está prevista a implantação de uma nova tubulação de 800mm construída em ferro fundido, no trecho que passa pelo bairro picadão em Nova Veneza, até a estação de tratamento no bairro São Defende em Criciúma, deixando como reserva a problemática tubulação de fibra. A expectativa é que a obra inicie em janeiro de 2019.