Será no próximo domingo no Estádio Darci Marini a grande decisão do Campeonato Municipal de Futebol

Marcelopachequices!

Tem certas épocas da vida comunitária em que as pessoas se transformam. Na Copa do Mundo quando o Brasil joga é assim e mesmo aqueles que nunca chutaram nem uma bolinha de papel se tornam técnicos, comentaristas  e dirigentes.

Surgem as perguntas : oque é tiro de meta ? É igual a escanteio? Se tá parado tá impedido? Porque não bota o Zico ? Aquele cara de apito na boca com camisa amarela que corre prá todo lado nunca chuta a bola, ele é outro goleiro ?    Agora com a definição dos nomes que concorrerão aos cargos de Prefeito, Vice e vereadores estas mesmas circunstâncias se repetem e todos nós mesmo sem nenhuma vivência no processo político adoramos dar nossas ” marcelopachequices ” imitando nosso colega e analista político Marcelo Pacheco .

Fui várias vezes questionado sobre o assunto e em resumo penso o seguinte :  – É muito engraçado ver as pessoas  “cuidando ” dos outros para ver quem cumprimenta quem, para quem o fulano sorri…, quem elogia, quem critica…  se observo que no busto do Padre Giaca o nariz está um pouquinho enferrujado sou taxado  de “oposicionista”, se digo que o Padre está lindo sou puxa saco da situação e assim vai … Desde que me deparei com duas coligações em disputa pelo governo de Santa Catarina em que apareciam  abraçados de um lado o Esperidião Amin e a Ideli Salvati e de outro o Luiz  Henrique com o Jorge Bornhausem  não tenho mais como “sofrer ” por  política mas gostaria  muito e ainda sonho com um processo político sem coligações pois as mesmas “prostituem ” e geram a promiscuidade nas diretrizes sócio política de uma nação.

Como é possível que, por exemplo um partido esteja coligado com outro aqui e no município vizinho seja adversário e do ladinho coligue com outro; é só verificarmos como são as composições de Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis e Içara . Partidos teriam que seguir suas bandeiras de luta , sua ideologia e ter um comportamento linear em torno de suas causas em todo o território nacional se não, não tem sentido de existirem como agremiações  políticas.

Quanto ao nosso cantinho veneziano penso que a candidatura de Valtenir  de Mattia  e Tiago Ronconi entra  na disputa para “semear o futuro ” e respaldar seus vereadores;  já no combate entre as duas outras grandes forças não teremos novidades pois frente a frente estarão o atual prefeito e o anterior; como apenas uns trinta por cento da população são realmente partidários e votam fielmente nos candidatos indicados por seus partidos os outros  setenta por cento darão ao pleito um caráter plebiscitário nos mostrando a opinião do eleitor sobre quem foi a melhor administração,a geista ou a evandrista …

Já nas candidaturas a vereador a boa nova foi o grande número de candidatos estreantes e jovens na sede. Angelo Gava, Fernando Fontanella, Fernando Gava, Aroldo Frigo Junior, Dado Ghislandi, Bete Bortolotto,  Mica  Fontanella, entre outros darão com certeza uma oxigenada no processo. Fiquei surpreso com a não ida da Angela Mariana Panatto Ghislandi de Mello (o “cumadre”, é verdade que não fostes porque o nome todo não caberia  na cédula  eletrônica ?) e ficara muito menos surpreso se visse a Presidenta Dilma ,vestida de Papai Noel sentada  na  gondola caçando Pokémon do que fiquei ao ver a Albertina Spillere como candidata pelo PP.

Agora resta pedir a todos  que votem com consciência e naqueles que entendem como os melhores para nossa cidade;  nos últimos tempos nossos mandatários independentemente de sigla partidária e nomes conseguiram transformar nossa cidade num lugar melhor para viver, é claro que sempre surgem divergências no pensar e no fazer  mas de um modo geral não houve por aqui nas últimas décadas nenhum  grande comportamento ilícito o que nos dias de hoje já é um grande lucro.

Hospital São Marcos

É uma novela antiga e repetitiva mas novamente nosso Hospital  São Marcos está atravessando grave crise  financeira, tendo acumulando prejuízos significativos com a realização de vários procedimentos mas não recebendo  o pagamento correspondente por quem tem a obrigação de faze-lo, no caso o governo do estado. Esta não é uma  situação individualizada,longe disso, mas precisamos nos unir e reivindicar a solução deste impasse ou corremos  real risco de vermos  num futuro próximo as portas deste estabelecimento de saúde tão necessário serem fechadas como já ocorre e ocorreu em tantos outros similares de nossa região.

Dinarte

Deixo aqui  meu abraço ao amigo e colega desportista  Odinar de Souza , o Dinarte, que depois de mais de uma década de relevantes serviços prestados ao nosso esporte e em especial ao Caravaggio  F. C.  parte para mais um desafio profissional e assume a supervisão das categorias de base do Criciúma. Competência e vontade não lhe faltam para ter sucesso nesta nova empreitada. Boa  Sorte !

Decisão do municipal de futebol !

Será no próximo domingo no Estádio Darci Marini a grande decisão do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Vila Florença e São Bento Alto estarão na disputa, quem vencer leva o título e em caso de empate no tempo  normal e prorrogação iremos para as penalidades máximas.

Dica da coluna

Esta semana a dica é a música ” History ” da cantora e compositora americana Brandi Carlile . Ela nos diz que :  “ todas as linhas (rugas) que cortam meu rosto tem uma estória e elas contam quem eu sou, de onde vim e como cheguei aqui mas estas estórias só fazem sentido se você  estiver ao meu lado para ouvi-las   “ .