Colunistas

Sentenaro del prete

Neste sábado, 24, o povo católico neoveneziano comemora o centenário de nascimento do saudoso Cônego Amilcar Gabriel que nasceu em 24 de agosto de 1919, na localidade de Morro Albino no município de Criciúma. Ordenado Padre em dezembro de 1946 durante o Congresso Eucarístico Regional que aconteceu em Criciúma no local onde hoje é a Praça do Congresso, por esse motivo a praça tem esse nome.

Celebrou sua primeira missa no dia cinco de janeiro de 1947 na localidade de Turvo, que na época pertencia ao município de Araranguá. Foram quase sessenta e um anos de vida sacerdotal, dos quais, cinquenta e quatro anos em Nova Veneza. Esta longa trajetória em Nova Veneza resultou um laço fraternal entre religião, educação, trabalhos sociais, culturais e amigos. Eu tive uma vida muito próxima ao Padre Almicar como era conhecido.

Em 1996, ano que ele celebrou o Jubileu Sacerdotal coordenei a confecção do livro que traz relatos biográficos do padre que deixou sua marca em cada um de nós que compreende o período que esteve em Nova Veneza. Faleceu no dia 07 de junho de 2007.

Uma extensa programação religiosa e histórica está sendo feita para celebrar o centenário de nascimento. Neste sábado, 24, será descerrada uma placa alusiva a importantíssima data, grifada no monólito na praça ao lado da matriz São Marcos que leva o seu nome. Apedido da CAEP e do governo municipal, voluntariamente projetei executei a obra do monólito em granito, que perpetuará para a nossa historia neoveneziana. “Davanti al prete, al dotore e a on capitelo càvate senpre el capelo!!!”

SENTOTRE  ANI


No próximo domingo a senhora mais idosa do município de Nova Veneza completa 103 anos. Augusta Morelli Coral nasceu no dia 25 de agosto de 1916 na localidade de São Bento. Viúva do saudoso Ezilio Coral hoje vive com o filho Ezidro Coral e a nora Adélia Rossi Coral que são seus cuidadores. “Vita longa non ocor gnanca dir, sol saute e paxe ala Nona Augusta!!!”

VOLPATO  & ANTONELLI


Registro no centro da capital mundial da Polenta. O empresário Sinézio Volpato que tem uma parcela importantíssima e histórica no desenvolvimento industrial de Nova Veneza, ele foi sócio fundador da agroindústria Agrovêneto e o doutor oftalmologista Anilton Antonelli residente em Criciúma, mas é um neoveneziano batizado na igreja matriz São Marcos pelo Frei Osório Stoffel. “Benvegnù senpre par de cuà!!!”

NTEL VAL SACRO DEL’ INCAS


Neovenezianas do principado caravaggiano Sani Girardi Spillere e Tânia Regina Amboni Spillere com as amigas Angela Lapoli, Rosa Lapoli, Lene Sonego, Ana Fermo, Alba Naspolini, Eliane Mazon e Bete Martinello sem os “morosi” estão passeando nos quatro cantos do Peru. No registro as belas estão no Vale Sagrado dos Incas para meditar a cultura peruana.  “Zirar ze bon… sensa el paron, ze mèjo ancor!!!”

OSELINO CANTA


Mais um projeto bacana para Nova Veneza denominado de “Oselino Canta”  que na língua veneta significa “Passarinho Canta”. O propósito maio é preservar, registrar e divulgar a avifauna neoveneziana, assim podemos saber o que de tão belo está bem próximo de nós. O projeto tem a colaboração de fotógrafos especializados nesse gênero de fotos e de empresas privadas que vão colaborar na impressão do material. Os registros fotográficos já iniciaram. Vejam este Saira-de-lenço macho clicado pela Isabel Cristina Coradi. “Che bel oselin!!”

GENERASION TRENTO


Seu Marino Trento nasceu na localidade de Santa Bárbara no interior do município de Siderópolis, aos sete anos com seus pais migraram para o oeste Paraná. Hoje fui acompanha-lo para rever a casa da sua família desde quando chegaram seus nonos da Itália. Uma emoção que o seu Marino dividiu com a filha Marise e as netas Pérola e Marina. “Ze bel recordare!!!”

NOVA VENESIA  DI CUÀ E DI LA


Comitiva neoveneziana do poder executivo está em participando de uma festa italiana no município de Nova Venécia do estado de Espírito Santo.  Os dois municípios estão há dois mil quilômetros de distancia, mas, tem uma boa relação cultural que iniciou em 1995, quando houve o primeiro intercambio cultural, do qual este colunista também estava presente. Os laços se fortaleceram muito nos últimos anos.

Todas as festas da gastronomia sempre tem comitiva de lá. E muito justo retribuir e fortalecer esta união. Gentilmente o prefeito Mário Sérgio Lubiana da Nova Venécia capixaba, entregou uma bandeira do seu município para o prefeito Rogério Frigo e para César Pasetto presidente da câmera municipal de vereadores da nossa capital mundial da Polenta. Essa bandeira é um presente para o mastro “La Patria Bmnt” da Colonia Del Bauco.  “Grasie sindaco, grasie!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.