O projeto “Bmnt Bauco Ma No Tanto” está fazendo trabalho inédito da etnia italiana, é o senso de todos os sobrenomes das famílias italianas que colonizaram o sul catarinense, o resultado vai indicar os nomes dos municípios, províncias e regiões da terra de origem de cada sobrenome dos imigrantes.

Este será o primeiro banco de dados oficial feito depois de mais de 143 anos de colonização italiana do sul catarinense, e o primeiro do Brasil. Um verdadeiro raio-x completo. Até o momento, o senso já cadastrou 85% das famílias/sobrenomes.

Depois de finalizado este material será publicado em vídeo documentário e no livro que estou escrevendo sobre estas famílias colonizadoras no final do século XIX, O mesmo também servirá para os intercâmbios culturais entre o Brasil e a Itália.

Para segurança das informações, todos os sobrenomes são cadastrados com uma cópia de uma certidão de batismo ou de nascimento do imigrante. Eu, Nicola Gava coordenador do projeto “Bmnt” gostaria a gentileza da colaboração de informações dos sobrenomes italianos para concluir o senso. Contato: 48-996450818. “Ti se da’ndò? Grasie!!!”

ADIO TOZATO VAGNER MARINI

Na ultima sexta feira Nova Veneza entristeceu com o precipitado falecimento do adolescente Vagner Cecconi Marini com apenas 16 anos.

O belo menino é filho do Vagner Marini e Beatriz Cecconi Marini é o neto mais velho do professor Amílcar Marini. Uma situação que digo: não sei se existem palavras para os familiares, parentes, amigos e outras pessoas que suporte a triste perda. Sentimentos a nós todos. “Paxe al Vagner ntel riposo eterno!”

 ADIO ZIO BEPE SACHET

Outro adeus que tivemos na sexta feira foi do José “Tio Bepe” Sachet aos 92 anos. Residente no distrito do principado caravaggiano.

Viúvo de Anita Gava Sachet irmã do meu saudoso pai Laudelino Gava o Tio Bepe era um homem sereno, de trabalho, família e de muita fé. Condolências aos familiares, parentes e amigos como Eu.  “Se gà el paradiso, el Bepe ormai ze la ntel un bel posto!!!”.

BEI TOZATE  IN BICICRETA

De bem com a vida a Dra. Thaís Berti, o representante comercial Marcos Pereira e farmacêutica Analice Duminelli Gorini. No registro, o trio após vários quilômetros de  pedaladas  faz uma pausa de descanso no café com mistura do Aguaí Santuário Ecológico para reforçar o retorno. “Avanti com la zoventù!!!”

MARINGÀ PAR DE CUÀ

Casal de fazendeiros paranaense da cidade Maringá Mário Carlo Brunati e Márcia Martin Brunati veio exclusivamente à Nova Veneza visitar as pedras de moinhos que fará parte do museu das pedras da “Colonia Del Bauco”. O casal ficou impressionado com as estrutura turística da capital mundial da Polenta. “Benvegnù senpre!!!”

ZE ANDATO TUTO BENE


O amigo das antigas, Jaime Ghislandi popularmente conhecido por “cientista político” passou por uma delicada cirurgia naquele órgão que bate mais de 100 mil vezes por dia.  A cátedra cirúrgica foi hospital da Socimed de Tubarão, os mestres da medicina colocaram cinco pontes de safena no ex fumante.

No último boletim médico passado exclusivo a este “Bauco” pelo seu filho, o polêmico vereador Carlos Eduardo Ghislandi: “meu pai passa bem, e em breve retornará a circular nas ruas da capital mundial da Polenta”.  “Torna Jaime!!!”

LA BELA DE LA SETIMANA

Jovem empresária neoveneziana do mundo das cores Camila Gava Nazário esbanja simpatia e está entre as mais belas neoveneziana. “E no acor dirghe pi njente!!!”