ESCOTEIROS CT fogueira
No mês de abril, é comemorado o Dia Mundial do Escoteiro e todos os anos, e todos os anos o grupo de Cesare Tibaldeschi de Nova Veneza com um evento especial.  Na segunda-feira passada foi a data oficial, dia 23 de abril marca a celebração do Dia Nacional do Escotismo.  O Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi foi fundado pelo médico imigrante Cesare Tibaldeschi e é hoje um dos mais antigos do Estado de Santa Catarina em termos de fundação. Retomou suas atividades em junho de 2015.

Atualmente somos 10 adultos voluntários, 28 lobinhos e 24 escoteiros. “Uma vez escoteiro, sempre escoteiro” todos aqueles que já fizeram e fazem parte do Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi se reuniu na última quinta-feira, 26, na Praça da Chaminé em volta da fogueira para contar e ouvir histórias de experiências escoteiras. Este colunista também foi escoteiro na década de setenta, e participei do evento.  “Brao laoro de tuti quanti!!!”

ALADIA E ALVARO SAVIO

MÈDO SECULO DE MARIDÀ

No próximo dia quatro de maio, o casal Álvaro Savio e Aladia Peterle Sávio comemoram meio século de vida matrimonial, ou seja, as bodas de ouro com muita saúde. No registro fotográfico o casal com o papagaio de estimação batizado de Gaía.  “Saùte e paxe ancoi e senpre!!!”

KARINI MICHELS

 UNA BEA E VERA PRINCIPESA

Karini Michels está entre as mais belas neovenezianas. Não só pela sua beleza, mas, quando ela passa chama muito atenção pela sua educação e simpatia, sempre cumprimentado a todos com o seu belo e natural sorriso. Natural do distrito de São Bento Baixo, cursa ciências biológicas e atualmente ela é a primeira Princesa da festa da Gastronomia. “Beìsima… e no se ghe dis pì gnente!!!”

VARAL NA VENEZA expositores

FOTO NTEA PIASA

Foi um show a mostra de fotográfica do último domingo na Praça HB, no centro de Nova Veneza, denominada “Varal na Veneza”. Exposição desta envergadura enriquece o nosso conhecimento e torna a nossa praça mais culta. Uma sugestão: que façam mais vezes e quem sabe um concurso de fotos exclusivamente tiradas no município de Nova Veneza e depois expor desta forma de “varal”. Parabéns aos organizadores e expositores pela excelente dedicação a arte fotográfica. No registro fotográfico todos os expositores do evento respirando ao ar puro da Barragem do Rio São Bento. “Beìsimo laoro!!!”

GLAUCIO e CHAILENE BISTEK

VENT’ANI DE MARIDÀ

No sábado o casal neoveneziano Glaucio “Babai” Ghislandi e Chailene Nuernberg Ghislandi comemoram em família as Bodas de Porcelana, ou seja, os 20 anos de vida matrimonial. O evento aconteceu na Praia do Rincão.  “Felisità par i bei morosi!!!”

LINO E HELENA RONCHI

EL NOSTRO XERIFO

Na semana fui visitar um velho amigo meu Lino Ronchi e sua esposa Helena Da Boit, que sempre foram meus amigos e muito amigo do meu saudoso pai Lau Gava. Excelente papo com o casal que já beira aos 90 anos, acompanhado o saboroso café com mistura caseira, aquelas bolachas que fez lembrar a minha saudosa mãe. Tem pessoas que se queixam da vida o tempo todo, eu digo, não reclame, vai fazer uma visita aos novos e aos velhos amigos, isso faz muito bem. “Un gran strucon ala famèja Ronchi!!!”

ALICE E PEDRO NUERNBERG

ZOVANOTE… BEI MOROSI!

Um grande abraço vai para os meus jovens leitores, bela e simpática Maria Alice Felisberto e Pedro Ghislandi Nuernberg. “Grasie bei tosati!!!”

STORIA ED’IDENTITÀ

Assista o nosso novo episódio dos vídeos / documentários “Colonia Del Bauco – História e Identidade” que são vestígios e relatos da imigração italiana do sul de Santa Catarina e de outras etnias de convívio. Nesta edição o tema é: “Como eram lavadas as roupas” Curtam e compartilhem nossos vídeos, inscreva-se no canal no YouTube “Colonia Del Bauco” e apertem no sininho para receber nossas notificações. Grasie!!!

https://www.youtube.com/watch?v=JyinsZjD5Jo