Sempre vale a pena investir? Professor de Ciências Econômicas da Unesc responde à questão e dá dicas para quem pretende dar os primeiros passos como investidor

Professor Amauri de Souza Porto Júnior aponta alguns dos segredos para uma carteira de investimentos.

O universo dos investimentos e o acesso das pessoas ao assunto é cada vez maior. Se no passado apenas pessoas de grande poder aquisitivo poderiam ingressar nessa área, hoje os investimentos podem ser feitos de forma rápida e acessível. Assim como o assunto está em alta, o estudo e as oportunidades no mercado também crescem a cada dia.

O professor do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Amauri de Souza Porto Junior, responde algumas perguntas básicas para sanar dúvidas de quem tem interesse, mas ainda não conhece as possibilidades de investimentos. Confira:

(Agecom): Com tantas incertezas na economia, é seguro investir?

Professor Amauri: Sempre é necessário fazer o que chamamos de gestão de carteira: saber gerenciar bem os riscos, saber dimensionar ganhos e perdas, fazer boa análise dos ativos, identificar tendências destes e operar com eles.

Sempre vale a pena investir porque sempre existem oportunidades de análise para ativos e identificação de tendência, o que torna possível para o investidor alocar o seu dinheiro.

Agecom: Hoje você avalia o investimento como essencial?

Professor Amauri:  Sim. Com certeza avalio os investimentos como essenciais. Quando falamos de investimentos estamos focados na formação de patrimônio. As famílias, por exemplo, geram renda através do seu trabalho e de patrimônio já acumulado e esses lucros obtidos dos rendimentos devem ser reaplicados para que essa família tenha segurança, estabilidade, tranquilidade, tanto para lazer quanto para aumento da qualidade de vida ou aquisição de patrimônio imobilizado como uma casa ou apartamento.

Recomendamos que todos, sempre que possível, é claro, poupem uma parte da sua renda e façam aplicações no mercado financeiro.

Agecom: Para quem quer iniciar e ainda vê o investimento como bicho de sete cabeças, qual deve ser o primeiro passo?

Professor Amauri:  O primeiro passo é ter bom conhecimento do gerenciamento de risco, ou seja, as pessoas devem ter conhecimento de onde está alocado seu capital, conhecer os riscos e, antes de mais nada, saber trabalhar com a diversificação. Esse é o segredo que leva uma carteira a ser rentável e segura tanto em curto quanto em longo prazo.

Agecom: Hoje quem prioriza deixar seu dinheiro em poupança, perde muito, em outras palavras, deixa de ganhar bastante?

Professor Amauri:  Atualmente quem investe em poupança está pagando um custo de oportunidade muito alto. O investimento nesse sentido tem um rendimento muito baixo, inferior a 6% ao ano. Se trabalharmos com carteira bem diversificada, em renda fixa e variável, é muito tranquilo obter um rendimento superior ao que é pago pela poupança e com uma gestão muito tranquila do seu capital.

Agecom: Existe prazo mínimo ou quantia mínima para investir?

Professor Amauri:  Os prazos mínimos existem categorias que são de prazos extremamente curtos, inclusive algumas que podem durar apenas alguns milésimos de segundo e outras operações realizadas que duram bastante tempo, normalmente produtos de renda fixa. Os produtos de renda variável costumam ter prazos de liquidação em torno de D + 2.

Agecom: Você indicaria que os interessados estudem e aprendam sobre o assunto ou neste universo o mais seguro é contar com uma boa consultoria?

Professor Amauri:  É sempre bom contar com o apoio de um bom profissional com credenciais que tenha a capacidade de fazer essa análise que auxilia as famílias nessa tomada de decisão, afinal estamos falando de gestão de patrimônios.

Agecom: Existe “certo” e “errado” no mundo dos investimentos?

Professor Amauri:  Nós costumamos dizer que nem sempre existe certo ou errado. O que existe é uma gestão de patrimônio. É comum realizar uma compra, por exemplo, de um determinado ativo imaginando que seu preço irá subir e, no entanto, observamos em horas ou dias que ele irá cair. O que devemos fazer então? Ter um bom gerenciamento, saber aceitar essa perda e sob posse desse capital fazer um novo estudo e aplicar em uma outra opção.

O segredo do sucesso para administrar uma carteira com saúde e boa relação entre risco e retorno é saber não segurar o prejuízo por muito tempo e quando tivermos uma operação vencedora deixar o lucro correr solto, além de identificar quando há a tendência desse esgotamento do aumento de ganho.

Assunto que ganha destaque

Diante do cenário promissor na área, na Unesc o curso de Ciências Econômicas prepara o profissional para ir a fundo nos conhecimentos do setor financeiro e as melhores formas de investimento.

Para conhecer melhor o curso de graduação da Unesc, suas disciplinas, professores e estrutura física da Universidade basta entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!