Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022

"Superar barreiras para garantir inclusão"

A campanha foi desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes), desde 1963 e introduzida no calendário nacional entre os dias 21 a 28 de agosto. Neste ano vem com o tema: “Superar barreiras para garantir inclusão”.

O assunto tem como propósito, chamar a atenção da população; que apesar dos direitos e avanços até hoje conquistados por meio de legislação e políticas públicas as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências.

Mesmo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. “
Mas infelizmente ainda são inúmeras as barreiras que impedem à plena inclusão para 45 milhões de pessoas com deficiência, entre elas as urbanísticas, arquitetônicas, transporte, etc.

Porém as que causam maior impacto às pessoas com deficiência são as comportamentais. Explícitas ou não, as barreiras atitudinais como medo, rejeição, percepção de menos valia, piedade, comparação, adjetivação, baixa expectativa, padronização, entre muitos outros fatores negativos, são os que ainda mais causam a exclusão e segregação das pessoas com deficiência nos ambientes sociais.

Tendo as APAES como uma das maiores missões: levar informação e conhecimento, prezando sempre pelo respeito à pessoa humana.

Então por meio da semana nacional, trabalhamos pela conscientização inclusiva. Não somente para reflexão, mas sim, identificar e colocar um ponto final na desconstrução dessas barreiras.

Junte-se a nós e faça parte dessa mudança!

APAE Nova Veneza