Por Marilene De Lima

Segunda-feira (29/07)

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia em todas as regiões de SC. A partir da tarde condições de chuva do Oeste ao Litoral Sul, começando pelas áreas próximas ao RS. À noite a chuva ocorre no Litoral Norte e no Planalto Norte.

Temperatura: em pequena elevação no decorrer do dia e baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de 0°C a 5°C nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A chance de geada é pequena devido a nevoeiros e mais nebulosidade na madrugda e manhã.

Vento: nordeste, com variações de leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar frio) em boa parte da manhã e avanço de uma nova frente fria pelo RS e áreas próximas (do Oeste ao Litoral Sul) de SC.

Terça-feira (30/07)

Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva no decorrer do dia em SC, principalmente do Oeste ao Planalto, devido à instabilidade associada à passagem da frente fria por SC.

Temperatura: com pouca variação, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

Quarta-feira (31/07)

Tempo: firme, com sol devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco ao Sul do Brasil.

Temperatura: em elevação durante o dia, baixa na madrugda e à noite, com chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Vento: sul passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral na madrugada e manhã.

Quinta-feira (01/08)

Tempo: firme, com nevoeiros na madrugada e sol na maior parte da manhã em SC. Durante a tarde aumento de nebulosidade em todas as regiões, com chuva fraca à noite no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral devido à passagem de uma frente fria pelo litoral de SC.

Temperatura: baixa na madrugada com formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Durante o dia temperatura em elevação.

Vento: noroeste a sul do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, e vento de nordeste a norte no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de agosto de 2019

No dia 02/08 uma nova frente fria passa rapidamente por SC, provocando chuva na maior parte do dia, bem distribuída no estado. A partir do dia 03/08, uma intensa massa de ar frio passar influenciar SC, deixando o tempo firme com temperatura baixa e condição de geada nas áreas altas do estado. Há indicativo de neve entre a tarde e noite de 02 e madrugada de 03/08 no Planalto Sul.