Por Laura Rodrigues
Outra massa de ar frio chega a Santa Catarina nesta semana, favorecendo geada no interior do estado. As temperaturas negativas ficam restritas às áreas altas do Planalto Sul.
Na terça-feira, 14, a temperatura declina nas regiões catarinenses, com queda mais acentuada à noite, permanecendo baixa nos dias seguintes, especialmente nas madrugadas entre 15 e 17/04. Nesse período, a condição é de geada nas áreas altas do Planalto Sul, Oeste e Meio-Oeste. No Planalto Sul, as temperaturas mínimas devem ser negativas, entre -2ºC e 0ºC, em municípios como Urupema, Urubici e São Joaquim. Nas áreas altas do Oeste e Meio-Oeste, as mínimas ficam entre 2ºC e 5ºC.
Nas demais regiões de SC, a temperatura também fica baixa, com mínima de 8°C a 14°C no Litoral, e de 6°C a 8°C no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e Planalto Norte. Durante o dia, temperaturas mais agradáveis, com máximas de 25°C a 26°C na maior parte do estado, exceto no Planalto Sul, onde a máxima não deve passar de 20°C.
Essas temperaturas previstas são típicas da estação de outono e indicam que o frio não será rigoroso como ocorre em SC, principalmente nos meses entre maio e agosto, quando a condição é mais favorável para geada ampla, relata a meteorologista Gilsânia Cruz da Epagri/Ciram. “Estamos monitorando os eventos de frio no estado, para subsidiar o trabalho dos profissionais da saúde. A condição atual do país requer uma atenção especial dos meteorologistas.”