Simpósios, conferências e rodas de conversa farão parte da programação da 20ª Semana Acadêmica de Enfermagem, organizada pelo curso da Unesc. O evento inicia na segunda-feira, 16, e seguirá até quarta-feira, 18, no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, com a presença de profissionais da área e acadêmicos em discussões acerca de temas que envolvem a profissão.
“As palestras serão presenciais no auditório com algumas sessões em salas temáticas. É importante que os acadêmicos e egressos participem desses debates que são fundamentais para a formação acadêmica”, comentou a coordenadora do curso, Paula Zugno, lembrando que o evento marca ainda o 20º ano do curso de Enfermagem da Universidade.
A abertura oficial da programação ocorre na noite de segunda-feira, às 19h15 com três conferencistas: a reitora e enfermeira Luciane Bisognin Ceretta, o enfermeiro Gelson Albuquerque, a enfermeira e deputada federal Carmem Zanotto e a enfermeira Maria Tereza Leopardi. Os quatro debaterão em torno da temática “Enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: a evolução da enfermagem e dos métodos de assistência ao longo da história e o desenvolvimento de estratégias pós-pandêmicas” com a mediação do professor Jacks Sorrato.
Toda atividade marca ainda a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e o 13º Encontro de egressos do curso. As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas neste link.
A Semana Brasileira é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e foi instituída em 1940 pela Escola de enfermagem Anna Nery. A Semana sempre ocorre entre os dias 12 de maio, nascimento de Florence Nightingale em 1820, que também é o dia do enfermeiro e rememora o falecimento da Ana Nery, ocorrido em 20 de maio de 1880.
Programação:
Segunda-feira (16/05)
13h30 às 17h – Sala Temática I
19h15 às 21h – Conferência sobre o tema “Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: a evolução da enfermagem e dos métodos de assistência ao longo da história e o desenvolvimento de estratégias pós-pandêmicas”
– A evolução da enfermagem e os métodos de assistência ao longo da história com a conferencista Maria Tereza Leopardi
– As lutas políticas da enfermagem com a conferencista Deputada Federal Carmem Zanotto
– Lutas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o desenvolvimento das estratégias pós-pandêmicas com a conferencista Helga Bresciane.
– A visão da academia neste contexto pandêmico e o desenvolvimento da enfermagem com a conferencista Luciane Ceretta.
Terça-feira (17/05)
13h30 às 17h – Roda de conversa “A enfermagem pelo mundo; a experiência frente ao contexto pós-pandêmico”, com egressos do curso de enfermagem da UNESC e conferencistas enfermeiros com vivências internacionais.
19h às 21h – Sala Temática II
Quarta-feira (18/05)
13h30 às 17h – Apresentação de trabalhos científicos
19h às 21h – Conferência com o tema “A enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: geração de conhecimento em enfermagem e a translação nas políticas públicas, na pesquisa e nas práticas em enfermagem pós-pandêmica e seus desafios e lutas” com a presidente da ABEN, Sonia Alcioli. A mediadora será a professora Fabiane Ferraz.
21h às 21h30 – Encerramento
Texto: Daniela Savi