Contagem regressiva para segundo dos descendentes do agrimensor imigrante italiano Natale Coral que foi o agrimensor que traçou toda a colônia Nuova Venezia. O evento culmina com os 160 anos de nascimento do patriarca que nasceu na localidade de Lorenzega no município de Motta Di Liveneza na província de Treviso, região do Vêneto no nordeste da Itália.

O primeiro encontro será no domingo dia primeiro de dezembro com início às 10 horas com um culto ecumênico seguindo de almoço com atrações culturais e históricas. O local será no mesmo local onde será o segundo, ou seja, no Petrus Centro de Evento em Nova Veneza.

Segundo o presidente da comissão organizadora Geraldo Amilcar Coral que é bisneto do Natale: estamos esperando entorno de oitocentos descendentes e agregados da família, ou seja, genros e noras dos Coral. Contatos para informações e adesão de ingressos: Amilcar Coral 48-996638746 Aldair Coral 48-988126769 e Nicola Gava 48-996450818. “Coral tuti zenti bona!!!”

ROBE BONE DA MAGNAR

A minha idade que passa dos cinquenta anos já tem muitas boas lembranças. Uma delas era as misturas que minha mãe fazia aos sábados, para durar a semana inteira, ou a quinzena. A palavra “mistura” era o termo muito usado para os doces, bolachas, salgados e bolos que eram feitos em casa com muito carinho por nossas mães e com ajuda das filhas.

Na semana passada fui conhecer as misturas preparadas artesanalmente pela Vera Michels Zanoni que comercializa em Nova Veneza e região. São pães caseiros, diversos tipos de bolos e bolachas, os tradicionais cavaquinhos e famosos “sequilhos” que é o cavaquinho seco e temperado. Vera atende também por encomenda os tradicionais bolos de festas e põem carinho em tudo que faz.  “Mamamia che fame!!!”

MATADA FAUNA E DA FLORA

MERITATO, BRAVA ZENTE!

Titular do cartório de Nova Veneza, Bruno Daniel Andrade um florianopolitano radicado na capital mundial da Polenta, na última quinta-feira recebeu Moção de Aplausos da Câmera de Vereadores de Nova Veneza.

Bruno criou um projeto muito interessante e educativo: A leitura na educação infantil é um importante hábito a ser desenvolvido, porque gera grandes benefícios no desenvolvimento do indivíduo.

Assim, cada criança registrada no Cartório de Nova Veneza ganha um livro infantil para também fazer parte da sua história. O ato visa alertar aos pais quanto a importância da inserção da leitura na vida das crianças. A indicação foi da vereadora Jeonice Baldessar Amboni. “Bravisssimo!!!”

50 ANI DE MARIDÀ


Eterna felicidade ao casal, João Tinelli e Valmira Possamai Tinelli que no ultimo sábado festejaram seus cinquenta anos de vida matrimonial, os seja, as bodas de ouro. “Bela famèja!!!”

BON CONPLEAN FIÓI

Com licença meus leitores, os parabéns de hoje é para os meus dois amados filhos, Nicolò Giuseppe que nesta data completa treze anos, e o Piero Matteo Scarsanella Gava completou seis anos. “Bei fiói, bei tozati!!!”

CANPO SANTO


Cemitério antigo e desativado que permaneceu décadas e décadas em meio a mata próximo a “Colonia Del Bauco” será salvaguardado para preservar a história e ponto de visitação.

O patrimônio está em propriedade particular, há quatro mil metros ao oeste do centro de Nova Veneza. São dezenas de túmulos, ali foram sepultados os primeiros imigrantes e a primeira geração de neovenezianos. “Sbajo del Dotor, voluntà del signor!!!”

NICOLA GAVA NTEL TURVO

Na última segundo feira estive reunido com o prefeito municipal de Turvo Tiago Zilli e seus secretários. Na pauta, um projeto de cunho italiano que vai ser o diferenciado no município e região que receberam muitos migrantes e descendentes de italianos que já estavam instalados nas colônias oficiais.

Com abertura pavimentada da serra da Rocinha, Turvo e outros municípios passam a ser rota principal de trafego desde toda área central, norte, leste e oeste do Rio Grande do Sul e da Argentina, pois este será o melhor e mais curto caminho para que quem vem ou sai da nossa região.  “Grasie popolo de Turvo!!!”