Colunistas

Sasi, sol sasi


Os primos irmãos, Leandro e Dilnei Damian são netos do saudoso “muratori” Clério Damian que era um artesão em vários segmentos, entre eles as taipas (paredes ou muros de pedras). Os netos mantêm uma tradição trazidas pelos seus antepassados que vieram de Longarone (Belluno), uma região de montanhas onde inicia os alpes, até poucos anos todas as construções era basicamente feita de pedras.

Aqui em nossa região o Leandro e o Dilnei são praticamente o remanescente desta técnica de assentar pedras. Nesse resgate histórico étnico, as muralhas e casarios estão sendo preservados. Réplicas de muros e casas estão sendo construídos e equacionados com esses valores arquitetônicos.

Nas obras modernas estão inserindo pedras em detalhes, que têm ajudado muito em valorizar o belo que realmente nos pertence. Estou acompanhando os inúmeros trabalhos feitos por estes dois jovens que preservam a nossa história através das pedras. Observação: As pedras utilizadas em nossa região é basalto, granito e arenito. O granito aflora mais no sentido norte e leste da nossa região, ou seja, de Urussanga para frente sentido norte e leste. As bancas de arenito expostas estão mais próximas a serra geral.

Já em Nova Veneza e outros municípios aos arredores temos o basalto, também conhecida por pedra ferro, estas estão afloradas na superfície terrestre. Segundo os geólogos, esse basalto solto vem de uma intrusão vulcânica. “Ti sè Piero e su cuesta piera fao la me cesa!!!”.

STORIA ED’IDENTITÀ


Convido a todos os meus amigos leitores assistir os meus documentários sobre os relatos e os vestígios da imigração italiana e de outras etnias de convívio, que está no YouTube.

O canal denominado de: Nicola Gava Bmnt. É um trabalho muito sério que vai contribuir com a literatura histórica da nossa verdadeira identidade cultural. Na primeira etapa serão trinta documentários com altíssimo nível de produção com gráficos computadorizados que vai facilitar o conhecimento sem perder a originalidade dos reais fatos salvaguardados nestes registros da era moderna.

Por enquanto alguns documentários serão disponibilizados nas redes sociais, os demais, somente após a conclusão da primeira etapa, que posteriormente também estarão em canais abertos de televisão. Por gentileza assistam, compartilhem, comentem, dê o seu “joinha” e se inscreva no canal.
“Grasie!!!”

BELA CON LA NATURA


Karini Michels é nossa miss neoveneziana belíssima candidata no concurso miss e mister Santa Catarina, que acontecerá no dia 27 de Julho em Florianópolis.

Para o concurso toda Miss deve defender uma causa social em seu município. Karini está desenvolvendo a conscientização de crianças através de projeto de educação ambiental. Com certeza seremos bem representados. “Brava e bela tozata!!!”

E SE GÀ MARIDÀ EN PIASA  HB

A Praça Humberto Bortoluzzi localizada na área central de Nova Veneza está sendo ampliada com uma cobertura que certamente dará o titulo de, a praça mais charmosa do Brasil por sua proposta arquitetônica. Ela já é cobiçada por fotógrafos que fazem books no conjunto de casarios que agrega o contesto praça.

Mas, não são somente books são feitos ali, cerimônias de casamentos já estão sendo realizados na praça. No último sábado, os noivos Lucas Corrêa Nunes e sua bela Fernanda Bordignon Jacinto realizaram o ato matrimonial na Praça HB. O ato despertou centenas neovenezianos e turistas que circulavam na praça. O registro fotográfico é da Deise Santos Fotografia testemunha o charme e glamour da nossa praça. “La piasa é nostra, la piasa ze de tuti!!!”

FORTUNATE EN CUSINA

Ângela, Ana Laura e Mari são as três mulheres do Sanciro Ghislandi que deram um show nos pratos finos, preparados especialmente para os gastronômicos de paladares mais refinados da capital mundial da Polenta. “No basta ber no basta magnar, te toca saver te toca inparar!!!”

PELEGRIN & CESETA

O coral Peregrinos da Montanha do principado caravaggiano está preparando um DVD especial aos quarenta anos de fundação. Uma das faixas do álbum foi gravada na menor igreja do mundo, que foi projetada e executada por este colunista, localizada no Aguaí Santuário Ecológico próximo a barragem do Rio São Bento, a igreja traz os traços da arquitetura alpina, no qual  boa parte do repertorio tem cânticos alpinos.  “La su par i monti!!!”

BELE TOZATE

Letícia Ghislandi e Marina Maccarini a beleza e o charme das mulheres neovenezianas. “E no core  dirghe pi njente!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.