Sasi par restar pi bel

Sasi par restar pi belResgate histórico que perpetuará para nossa historia no segmento arquitetônico. O empresário Sanciro Ghislandi sócio proprietário da rede Bistek de supermercados aderiu um belíssimo projeto de trazer técnicas utilizadas pelos nossos imigrantes italianos no quesito pedra ferro (basalto).

Foi em Nova Veneza onde nasceu a primeira loja da rede Bistek que hoje está nas principais cidades do estado catarinense e ainda este ano o Bistek ultrapassa a fronteira estadual, no mês de setembro vai abrir uma loja no litorâneo município gaúcho de Torres. A capital mundial Polenta também vai ganhar uma nova loja da rede, mas com diferencial que nos remontará ao passado.

Externamente a obra será mais um cartão postal para o município que mais cresce no turismo. Uma muralha frontal de cinquenta metros de comprimento está sendo construída para embelezar e agregar reais valores que pertencem a nossa identidade cultural.

Os primos Leandro e Dilnei Damian são os artesões responsáveis para o assentamento das pedras. No registro, o prefeito Rogério Frigo visitando a obra e rasgando elogios ao Sanciro Ghislandi pela magnífica iniciativa. “Lúnion fa la forsa… Si o no? Si!!!”

Parco anbiental San Francesco

Sasi par restar pi belDe uma nobre iniciativa privada, Nova Veneza tem uma reserva ambiental que já e modelo internacional. São mais 1.500 hectares floresta da reserva da Mata Atlântica de preservação da flora e fauna com acompanhamentos de ambientalistas, biólogos, botânicos, veterinários e de órgãos ambientais estaduais e nacionais.

Denominada de Reserva São Francisco e situada há dez quilômetros ao oeste do centro de Nova Veneza. Para conhecer mais é só acessar o site www.reservasaofrancisco.com.br ou no canal do YouTube Reserva São Francisco – Nossa História você vai saber que temos homens de bem. “La natura ringrasia par el bel laoro!!!”

El ponte del Polaco

 

Sasi par restar pi bel

Na semana passa o agricultor neoveneziano Ademar “Polaco” Cizeski reuniu vizinhos, amigos e o poder publico para festejar a nova ponte sobre o Rio Dândolo que da acesso a sua propriedade e de outros na localidade de São Jose. “Bel ponte!!!

Con el scritore Zulmar Bortolotto

Sasi par restar pi bel

Esta semana estive entrevistando o escritor e advogado neoveneziano residente em Florianópolis, Zulmar Hélio Bortolotto autor do livro “Historia de Novo Veneza” publicada sua primeira edição em 1992. “Che bon catar zente inteligente!!!”

La bela Polaca

Sasi par restar pi belA bela e simpaticíssima Regiane Rosso Cizeski e uma mistura de polaco com italiano. Enquanto a comitiva inaugurava a ponte privada batizada de “ponte do polaco” em homenagem ao seu vivente pai, a polaca fazia pose para coluna nas límpidas águas do Rio Dândolo. “Bela tozata cuesta polaca!!!”

Prete Alessandro Campos ntea festa

Sasi par restar pi bel
Há um mês a coluna deste “Bauco” tinha confirmado a possibilidade de o Padre cantor e apresentador Alessandro Campos estar no palco da festa da gastronomia de Nova Veneza. Segundo a comissão organizadora o famoso Padre se apresentará na sexta feira dia 19 de junho. A vinda do padre/cantor repercutiu positivamente para o crescimento dos dez dias de festa. “Bona festa a tuti!!!”

Sasi par restar pi bel

Sasi par restar pi bel