Por volta das 8 horas da manhã deste sábado, 26, grupos de aventureiros que acabaram ficando ilhados desde o início da manhã de sexta-feira, começaram a chegar ilesos no início da trilha.
Com grande volume de chuva causado pela passagem de um ciclone extratropical, aproximadamente 40 pessoas ficaram impossibilitadas de continuar o caminho pelo cânion, que é cortado várias vezes pelo rio São Bento.
“A chuva era forte e constante, em questão de minutos o nível da água subiu rapidamente, e como era muito íngreme a velocidade da correnteza era muito forte, por isso optamos por acampar ali mesmo e esperar a chuva passar,” relatou um dos membros do grupo, Roberto Scarpari.
“Tudo correu bem, todos estavam bem tranquilos e equipados,”, disse o membro de outro grupo, Leandro Ghislandi.
Mesmo com o percalço, algumas pessoas que passaram a noite na trilha, optaram por completar o trajeto de subida. A previsão é de que os próximos dias sejam de tempo bom.
Willians Biehl
Início da Trilha dos Tropeiros. Siderópolis, Santa Catarina.
Publicado por Portal Veneza em Sábado, 26 de março de 2016
Tem muito aventureiro de apartamento. Toda aventura implica num determinado grau de risco e quem vai para uma trilha está ciente ou deve se informar. Ademais, estes fatos não programados tornam as aventuras inesquecíveis. O que um condutor deve ter é o controle da situação em casos inesperados. Passar a noite ou horas isolado não é problema desde que seja para preservar a segurança e a vida dos integrantes do grupo. O resto é choradeira de turista de calçadão! Mas aventurar-se sem um condutor com conhecimento do local ao menos na primeira vez, não é muito inteligente. Procure informações antes de qualquer aventura e de preferência contrate um guia local, se houver.
Cara não vamos generalizar pq eu estava la em cima com minha turma e com várias outras acampando , subimos sabendo do tempo e oq estavamos fazendo. Se quiséssemos tínhamos ido para as casas dos nossos colegas ali na boca, mas esperamos o rio baixar e descemos como outros subiram que estavam acampando em baixo subiu. Se alguém chamou os bombeiros tudo bem , mas a nossa e várias turmas estavam acampadas sabendo oq estavam fazendo. Então não vamos generalizar. E outra , eu trabalho de balconista tenho que atender bem as pessoas o dia em que não quiser fazer mais isso pesso para sair e procuro outro emprego. Fica a dica meu chapa ou vc quer emprego e não serviços. ?
faltou colocar no título “aventureiros irresponsáveis ou com pouco conhecimento em metereologia e geografia do local”. com tantos avisos, na próxima chamem o Batman.