Comunidade

São Bento Alto: comunidade chega a acordo sobre futuro local da casa mortuária

©Willians Biehl
Por Willians Biehl

Impasse entre alguns membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) e associação de moradores, foi sanado durante reunião realizada com o prefeito Rogério Frigo, na noite desta segunda-feira, 18.

Terminou em acordo a reunião que definiu o futuro da casa mortuária de São Bento Alto em Nova Veneza. Parte da comunidade defendia que o local fosse no antigo Centro Educacional Tio Patinhas, onde já está sendo realizada a reforma, ampliação e adequação do local, uma obra orçada em R$ 79 mil reais, com recursos da prefeitura.

Outra parte da comunidade queria que a edificação fosse construída ao lado do cemitério, eles alegam que lá seria o local ideal para uma casa mortuária, para eles, isso reduziria custos com funeral, contaria com uma área exclusiva para estacionamento e não causaria transtornos no centro do bairro.

Durante a reunião houve debate e troca de acusações entre ambos os lados, e para resolver o impasse, o prefeito Rogério Frigo propôs que após a reforma e readequação do antigo centro de ensino, o local não receba a identificação como casa mortuária, para que a comunidade possa definir o melhor destino para o imóvel. “Vou reformar 100% e vou vir aqui entregar a chave para o CAEP, se alguém achar por bem um dia e precisar velar alguém, que use, se achar por bem fazer uma reunião, que use também. Aquilo ali é da comunidade,” afirmou o prefeito.

“Da mesma forma, de quem é contra, vamos começar a trabalhar para fazer a capela aonde achar que é correto ou deve ser feito. Vou terminar a obra e deixar ela prontinha e, assumo o compromisso de que não será colocada placa de capela mortuária,” completou Frigo.

O presidente da associação de moradores, vereador Altevir Selesio Amboni, o Vire, ficou satisfeito com o resultado da reunião. “Vamos começar o mais rápido possível a construção da capela mortuária, e no local adequado,” revelou Amboni.

Segundo o presidente, além do terreno já doado, mais um espaço de terra também foi cedido por outro morador para ampliação da área de estacionamento. A futura construção também  já contaria com doações de vários itens da obra.

A reunião teve a participação de aproximadamente 20 membros da comunidade, além do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, vereador Cesar Augusto Pasetto e o secretário de planejamento do município, Lodejane Zanoni.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.