São Bento Alto: abaixo-assinado tenta modificar futuro local da casa mortuária

Por Willians Biehl

Polêmica divide opiniões na comunidade.

O local da construção da casa mortuária de São Bento Alto, em Nova Veneza, está sendo motivo de discussão na comunidade. A ordem de serviço para dar início na construção da obra foi assinada pelo prefeito Rogério Frigo, em 15 de fevereiro.

A obra está sendo feita no antigo Centro Educacional Tio Patinhas, e prevê a reforma, ampliação e adequação do local, além da troca total do telhado, armação, forro e rede elétrica. Também está previsto a construção de uma fachada, muro lateral e o acesso de veículos com estacionamento. O investimento será de R$ 79 mil reais com recursos próprios.

Mas conforme o vereador e presidente da associação de moradores, Altevir Selesio Amboni, o Vire, a comunidade não foi esclarecida para decidir corretamente na escolha do local. Segundo ele, um terreno localizado bem ao lado do cemitério já havia sido doado para esta finalidade.

Já no início da tarde desta quinta-feira, 7, o vereador formalizou a entrega de um abaixo-assinado, que segundo ele possui quase 300 assinaturas, solicitando que o município faça a construção da obra no terreno doado. Para ele, a construção da casa mortuária deve ficar ao lado do cemitério, e não a mais de 3km de distância, além disso, o local onde atualmente está sendo feita a obra, fica próximo à residências e comércio, e que ainda segundo ele, irá gerar transtornos a alguns moradores.

“Pedimos ao prefeito que faça uma análise e leve em consideração o número de assinaturas neste abaixo-assinado. Pois a maioria das pessoas querem a casa mortuária no cemitério, inclusive o documento possui quase 100 assinaturas a mais que o outro, que fizeram sem esclarecer corretamente à população,” afirmou Vire.

Para Altevir a obra é bem-vinda e deve ser concluída, mas utilizada para outro fim, como por exemplo abrigar o clube de mães da comunidade.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da prefeitura para falar sobre o assunto, mas foi informada que o prefeito não iria se manifestaria sobre o caso.

Durante a assinatura da ordem de serviço em fevereiro, o prefeito já havia deixado em aberto uma possível alteração do local da casa mortuária, afirmando que a comunidade é quem decidiria sobre o uso do local.

“Quem decide onde fazer a Capela Mortuária é a comunidade. Gostaria que vocês todos assumissem a responsabilidade junto com o Poder Público da escolha do local, pois contamos 200 assinaturas em um abaixo assinado. Estamos há um ano tratando desse assunto e hoje assinamos a ordem de serviço. Se depois de pronta a comunidade decidir usar de outra forma fica a critério dos moradores”, explicou na época o prefeito Rogério Frigo.

São Bento Alto: abaixo-assinado tenta modificar futuro local da casa mortuária