Alane Rodrigues Colunistas

Sala de estar descomplicada – ideias para montar a sua

blank

Olá querido leitor! Nos vemos novamente nesta semana, e desta vez o nosso assunto principal é a decoração da sua sala de estar. Você provavelmente gosta de receber amigos em casa e sabe que esse cantinho é bastante importante tanto nesses momentos de confraternização, quanto nos de descanso. Para que este ambiente seja além de bonito, funcional e aconchegante, eu separei algumas dicas valiosas para lhe passar, sobre dimensões e estilos de decoração, vamos conferir?

Dimensões ideais

Para o seu estar ser confortável você precisa levar em conta uma série de protocolos e medidas, que vamos exemplificar nas próximas imagens.

Dimensões mínimas para uma sala de estar Fonte: Rodrigues, 2016
Dimensões mínimas para uma sala de estar
Fonte: Rodrigues, 2016

Não é segredo para ninguém que a mobília básica de uma sala de estar é um sofá, uma mesa de apoio que pode ser lateral ou central e um móvel que antepare um aparelho de televisão, sendo que todos esses mobiliários devem ser locados de forma harmônica no ambiente, respeitando medidas de circulação e conforto.

No esquema acima, representei os módulos mínimos de distância, entre o sofá e a parede da janela ou porta, que deve ser de 20cm, para que se possa instalar uma cortina e movimentá-la adequadamente, entre o sofá e a parede ou circulação lateral, onde se deve manter uma área de pelo menos 60cm para a colocação de uma mesa de apoio, e o sofá e o móvel da televisão, que deve ter um afastamento de em média 80cm para que se tenha uma circulação bastante confortável, tanto para quem caminha, quanto para quem disfruta do conforto do estofado. Caso você queira utilizar uma mesa de centro, é necessário que se respeite uma medida mínima de 60cm de circulação em volta do móvel, desta forma:

Dimensões mínimas para uma sala de estar Fonte: Rodrigues, 2016
Dimensões mínimas para uma sala de estar
Fonte: Rodrigues, 2016

Assim, você consegue garantir que seu apoio não irá atrapalhar a movimentação das pessoas pelo ambiente. Outra “regrinha” de harmonização da decoração nas salas de estar é como enquadrar o tapete na composição, para que ele realmente faça a diferença neste ambiente e cumpra a sua função original além da estética.

Muitas pessoas desconhecem, mas, além de tornar os ambientes mais aconchegantes e convidativos os tapetes podem nos ajudar a definir os ambientes de uma casa, especialmente quando trabalhamos com áreas sociais integradas, isso é o que costumamos chamar de “zoneamento virtual”, você não possui paredes delimitando onde começa a sua sala de estar e onde termina a sua sala de jantar e/ou cozinha, mas um tapete bem colocado pode te ajudar a entender melhor esses limites.

Exemplos de enquadramento de tapete Fonte: instagram.com/studio.ra
Exemplos de enquadramento de tapete
Fonte: instagram.com/studio.ra

Como podemos observar na imagem acima, portanto, a maneira certa de enquadrar o tapete na sua sala é fazê-lo “abraçar” toda a mobília com a sua extensão, assim você garante uma unidade visual no ambiente e ainda um zoneamento menos confuso dos cômodos de sua área social.

Agora que você está por dentro de alguns macetes de organização e mobíliarios da sala de estar, que tal ver algumas imagens de inspiração?

Sala de estar em área social integrada Fonte: muitochique.com.br
Sala de estar em área social integrada
Fonte: muitochique.com.br

Vejamos esta foto de inspiração, ela nos traz uma grande área social integrada, onde a televisão é compartilhada em dois ambientes e o tapete é o responsável pela delimitação entre os cômodos. Além de linda, esta sala também é extremamente funcional, pois, o aparador do móvel da TV foi unificado a mesa de apoio do sofá o que permitiu a criação de uma grande peça na lateral. O ambiente ainda conta com um puff e um banco como base para os pés, pois o sofá provavelmente não possui um prolongamento retrátil.

Sala de estar Fonte: leiladionizio.com.br
Sala de estar
Fonte: leiladionizio.com.br

Já neste outro exemplo temos uma composição equilibrada pelas cores e texturas e que tem o privilégio de poder contar com duas mesas de apoio e um vaso lateral, sem atravancar a circulação de pessoas pelo ambiente. Repare como o tapete une todos os elementos sobre a sua extensão.

Sala de estar Fonte: Studio RÁ Design com Propósito
Sala de estar
Fonte: Studio RÁ Design com Propósito

O mesmo ocorre neste outro ambiente, projetado pelo meu escritório, ele conta com tendências de design minimalista, provenientes da Escandinávia, também conhecido como “Decoração Escandinava”. Além de agregar conceitos de funcionalidade e estética este projeto está dentro dos padrões de tendências de decoração para as próximas estações, sobre os quais falamos na ultima coluna.

Se interessou neste tipo de ornamentação? Quer saber mais? Fique tranquilo, semana que vem nosso artigo será todinho sobre decoração e design escandinavo, eu irei lhe explicar tudo sobre essa tendência e ainda te ajudar a incorporá-la na decoração de sua casa.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.