Por Bianca Backes

O consumo regular de frutas é recomendado a pessoas que buscam um estilo de vida saudável. Nas estações mais quentes, são opções refrescantes e saborosas para serem consumidas in natura ou em forma de sucos, vitaminas e outras receitas. Conforme a nutricionista Patricia Acioly, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, ingerir determinados grupos de frutas no verão também pode ser funcional do ponto de vista estético.

“Além de todo todo o benefício que proporcionam pela questão de fornecer energia, água e fibra, importantes para o funcionamento saudável do corpo, são ótimos nutrientes antioxidantes. Ou seja, agora que ficamos mais expostos ao sol, ajudam a prevenir e atenuar o envelhecimento e manchas de pele como o melasma”, explica a professora.

Às pessoas que ainda não tem o hábito de consumir frutas frescas, a nutricionista aconselha que comecem por pratos preparados com este ingrediente. “É verdade que o descasque sempre produz perda de alguma propriedade. Ainda assim, é melhor consumir um suco ou um bolo feito com frutas de verdade do que algo processado que se compra pronto”, alerta Patrícia. Ela observa, apenas, que se o objetivo é perda ou controle de peso, o consumo de sucos deve ser moderado, já que normalmente têm uma grande concentração de frutas e um alto valor energético.

Para quem acredita que é preciso dispor de muito tempo para preparar alimentos em casa, o chef de cozinha e jornalista Saimon Novack afirma que alguns supermercados oferecem frutas já descascadas e fatiadas. Ele ensina duas receitas fáceis e rápidas: carpaccio de melancia e suco de limão, cenoura e mel. “O carpaccio fica com gosto de carne, mesmo. Fica incrível e leve. Já o suco é bem refrescante”.

Outro atrativo para o consumo de frutas na estação mais quente do ano é o preço. Conforme o gerente de compras de hortifruti e floricultura do Bistek Supermercados, Cristian Disner Gava, as frutas de safra podem ficar até 50% mais baratas nesta época, se a as condições climáticas não tiverem afetado a colheita, por exemplo. Isso acontece por causa do aumento da oferta do produto.

Confira as propriedades de alguns grupos de frutas

Abacate

  • Rico em Vitamina E, praticamente não perde as propriedades com a cocção

  • Promove a manutenção da hidratação da pele

  • Ação anti-envelhecimento

Frutas com vitamina C (limão, laranja, abacaxi, acerola, jabuticaba, manga…)

  • Auxiliam na produção e estão envolvidas na síntese do colágeno, portanto, têm ação anti-envelhecimento

  • São azedinhas e têm sabor refrescante, que combina com o Verão

Frutas vermelhas (moranguinho, mirtilo, açaí, melancia…)

  • Ajudam na prevenção e atenuam celulite

  • Mantèm a saúde dos vasos sanguíneos e contribuem para circulação do sangue e oxigenação dos tecidos

Para fazer em casa, por Saimon Novack

Carpaccio de Melancia

Ingredientes:

– ½ melancia

– 50 ml azeite extravirgem

– 4 colheres (sopa) de alcaparras

– 6 colheres (sopa) de molho

– Cebolinha verde

– Sal a gosto

– ½ pimenta dedo-de-moça bem picadinha

– Queijo parmesão a gosto

Molho:

– 2 gemas

– 1 colher (sopa) de mostarda

– Suco de ½ limão

– Aproximadamente 200 ml de azeite extravirgem

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

– Em uma tigela, misture as gemas, a mostarda, o limão, o sal e a pimenta.

– Acrescente aos poucos o azeite, sem parar de mexer, até formar um creme.

Montagem:

– Corte a polpa da melancia em fatias finas (um pouco mais grossa que uma fatia de presunto).

Reserve-as.

– Com o auxílio de um aro ou um copo de requeijão, corte as lâminas da melancia em círculos.

– Distribua as fatias sobre um pano de prato limpo. Cubra-as com a outra parte do pano e

aperte bem para retirar o excesso de líquido.

– Distribua as fatias em um prato e tempere com sal, pimenta e azeite.

– Coloque as alcaparras, a dedo-de-moça, o molho e finalize com a cebolinha verde e o

parmesão.

– Sirva com torradas.

RENDIMENTO: 4 porções

Suco de limão, cenoura e Mel

Ingredientes:

– 3 cenouras sem casca, cortada em rodelas

– 2 limões com casca devidamente higienizados

– 1,5 litros de água

– 1 xícara (chá) de cubos de gelo

– 3 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo:

– Corte o limões ao meio (no sentido do comprimento) e descarte o “cordão” branco

– Corte o limão em cubos grandes e reserve

– No liquidificador, leve o limão e a água. Bata ligeiramente até que a polpa se

desprenda da casca. Coe a mistura e volte com ela para o liquidificador

– Adicione a cenoura e o mel, e bata por 2 minutos

– Coe a mistura e volte para o liquidificador

– Adicione o gelo e bata bem. Sirva a seguir.