Ruxanga, la tera del bon vin!
Colunistas Nicola Gava

Ruxanga, la tera del bon vin!

Ruxanga, la tera del bon vin!

“Urussanga, terra do bom vinho!” O município de Urussanga tem uma relação histórica com a nossa região especialmente com Nova Veneza. Fundada em 1878, nasceu como uma extensão da Colônia de Azambuja, berço da imigração italiana do sul catarinense fundada em 1877, apenas um ano antes de Urussanga. Parte do território atual do município de Urussanga de hoje no passado já pertenceu a Colônia “Nuova Venezia”.

Sim isso mesmo, mesmo fundada  treze anos depois, Nuova Venezia como era chamada no passado, era a sede, e o vasto território era dividido em mais quatro núcleos: Nuova Belluno (Siderópolis), Jordão, Nuova Treviso (Treviso) e Belvedere que hoje é uma localidade de Urussanga. Outra relação muito forte é de muitas famílias de imigrantes italianos que já estavam assentados em Urussanga, migraram para o território da Colônia Nuova Venezia dos meus quatro “Nonos” três eram de Urussanga.

A Colônia Nuova Venezia fazia extrema com Urussanga que no princípio comercial e registro fora a cidade mais importante que a própria Criciúma que está mais próxima. Os núcleos da Colonia Nuova Venezia eram divididos em secções e as secções subdividam em lotes que em média tinham 25 hectares. Das 16 secções uma foi denominada de “Estrada de Urussanga”, esta possuía 70 lotes. Nesta sexta feira a partir das 20 horas a Live Cultural Bmnt produzida por este colunista será transmitida direto de Urussanga e vai narrar toda essa historia. Você pode acompanhar a transmissão nos canais: Nicola Gava Bmnt no YouTube e Facebook. “Una olta ntel jorno che piovea un conpare ga dito: Conpare cuando piove cuà Nova Venésia femo conpagna cuei de Ruxanga. Che l’altro ga domandà: e fa che a Ruxanga cuando piove? El gà risposto: Conpare luri asa che poive!!!”

Mosion di aplausi

Ruxanga, la tera del bon vin!
“Moção de aplausos” Minha gratidão e do empresário Sanciro Ghislandi pelo legislativo de Siderópolis pela “Moção de Aplausos” que recebemos pelo nosso trabalho voluntário naquele município através da Live Cultural Bmnt que transmitimos. “Grasie infiniti!!!” 

Da Venésia 

Ruxanga, la tera del bon vin!
 “De Veneza” Direto do município italiano Favaro Veneto na província de Venezia, Itália, o professor e blogueiro Gianpietro Zanatta que tem divulgado muito nosso trabalho cultural em território italiano. Gianpietro é da família Zanatta e casou com a Urussanguense Giovanna Zanatta que tem o mesmo sobrenome. No registro o italiano com seus cunhados Georgia e Humberto João Zanatta. “Bravi e bei tozati!!!”

Pan & Vin

Ruxanga, la tera del bon vin!

“Pão & Vinho” Confraria Neoveneziana Pan & Vin no último sábado completou seus nove anos de fundação.  Devido a pandemia a entidade estava com restrições desde março. Na ultima sexta feira o aniversário foi comemorado com os pratos defumados do renomado chefe Don Fronza que os recepcionou em sua residência no município de Treviso. Cin-cin pan e vin!!!

Veterinárie

Ruxanga, la tera del bon vin!
“Veterinárias” Eloir Minatto ladeados pelas profissionais veterinárias Cleimar Mondardo Savio e Maite Borges Pereira na passagem pelo dia do veterinário. “Conplimenti a tuti e veterinari!!!”

Adio Erivan

Ruxanga, la tera del bon vin!
“Adeus Erivan” Faleceu na manhã de ontem (segunda feira) o meu Erivan Eduardo Dos Santos carinhosamente conhecido por “Brusque”. Natural do município de Brusque casou com a neoveneziana Antonia “ Antonieta” Ghislleri e aqui se radicou e formou sua família. Por quase duas décadas passou trabalhando na Itália, fazia poucos meses que havia retornado. Condolências aos familiares, parentes e amigos como Eu. A ele a paz no descanso do sono eterno. PAX
Ruxanga, la tera del bon vin!

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.