Colunistas

A rua da creche Nonna Angelina Nazari que é calçamento precisa de melhorias

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

FUSCA – Um Fusca estiloso que está sempre no estacionamento da prefeitura é do secretário de finanças Osnir Ghellere que é fã dos fusquinha. Quando o então prefeito Evandro Gava assumiu a prefeitura usou o fusquinha da Tia Madalena. Naquele momento simbolizou o povão chegando ao poder.

DIAGNÓSTICO – O rapaz que tentou matar o então candidato a presidente Jair Bolsonaro na campanha eleitoral foi diagnosticado pelos médicos com transtorno obsessivo repetitivo. Há quem ache que o atentado foi fabricado pelo próprio  Bolsonaro…

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

“NA VENEZA”

_As obras da rua coberta continuam aceleradas ao lado da praça. A previsão para a inauguração da rua coberta é 14 de junho.

_Depois com a rua coberta e com esta bela arquitetura. A cidade vai bombar ainda mais.

_A nossa charmosa praça com a gôndola, restaurantes, bares e gelateria virou sinônimo de encontro de gente bonita e de bom gosto.

_ O projeto para o canal da gôndola está sendo feito e também as tratativas para garantir os recursos necessários para esta obra que é mais sonho dos neovenezianos.

_O gerente administrativo do Banco do Brasil, o Doriva, atende muito bem e sabe tudo de banco. Se precisar também não perde a piada.

DA HORA

_Quando eu subi a primeira vez a Serra do Rio do Rastro nos anos 80, não era asfaltada. Depois que foi asfaltada, esta estrada que é uma das mais lindas e atraentes do mundo só foi se deteriorando, exceto a iluminação que foi feita mas a maioria das luminárias estão apagadas.

_Esta estrada em qualquer outro país seria muito mais linda com constantes investimentos de embelezamento e segurança.

_Bela iniciativa do empresário Sidnei Damiani com a reserva biológica São Francisco, em Rio Cedro Alto. Ali já foi uma vila antigamente, mas os moradores migraram para o Paraná há muitos anos.

_A Confraria Pan & Vin já esteve em Santiago, capital do Chile. Onde aconteceu a tragédia fica na parte histórica da cidade. Fomos conhecer o Palácio de La Moneda, sede do governo chileno.

_Quem não tem garagem tem que ter cuidado. Recentemente de madrugada um carro que era de uma cuidadora de idosos foi roubado e nos arredores da cidade foi incendiado totalmente. Fatos como este só se via nos programas policiais das TVs.

_ O baile com João  Luiz Corrêa no CTG Rio Jordão estava tão bom que até o padre de Siderópolis estava curtindo a festa.

NA POLÍTICA

_Se o governador Carlos Moisés e o presidente da Alesc, Júlio Garcia, vierem ao baile de gala de máscaras no dia 8 de junho, será a primeira vez que este evento contará com o governador e o presidente do legislativo estadual juntos. Ambos confirmaram a presença no evento ao prefeito Frigo e o vice Zé Spillere.

_A cirurgiã-dentista Giovana Mondardo, filha do ex-vereador Nelson Mondardo tem seu nome comentado nos meios políticos de Criciúma. Ela é especialista em gestão em saúde pública e atenção básica, e mestranda em saúde coletiva. Giovana atualmente é filiada ao PC do B mas foi convidada pelo PDT e PSD para ser candidata a vereadora.

_E um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro rasgou o discurso de moralidade de seu pai ou também não há prova contra ele?

_A maioria dos petistas ainda repetem que não há provas contra o Lula. Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade: “…e agora José?”

_E o ex-presidente Lula que não perde a razão mesmo preso parece que está com uma namorada de 40 anos,  e está apaixonado.

_O vereador Dalto Bortolotto de vários mandatos na Câmara de Vereadores nas próximas eleições quer a majoritária. Se Bortolotto insistir neste projeto e o PSDB for de chapa pura, o PP vai soltar foguetes pois pretende fazer um chapão com PSD, PDT, parte do MDB e isolar o PSDB.

_O tucanato sabe que o PSD tem plano B para as próximas eleições, caso haja alguma mudança de planos, ano que vem pelos lados do PSDB.

_E o PP aposta nisso para fazer um chapão para enfrentar o “tri-prefeito” Rogério Frigo, tido como “imbatível” neste momento para se reeleger para o quarto mandato.

_Se Frigo se reeleger, será um fato inédito local pois nunca ninguém foi eleito quatro vezes prefeito.

_Duas figuras conhecidas que gostam da política mas são mega-empresários e que são ligados a um partido foram procurados nas eleições estaduais e federais, disseram: _nestas deixam nós fora. Eles poderão agir assim nas próximas eleições municipais também pois.

_Fala-se em reforma previdenciária há muitos anos pelos governos, certo?

_E por que os governos anteriores que tinham uma base sólida com maioria absoluta  no Congresso Nacional não a fizeram?

_Agora o presidente Jair Bolsonaro tem isso como prioridade mas com uma articulação política pífia dificilmente ela sairá do papel ou será muito “recortada”.

_O belo casarão do Celeste Destro que está à venda, é um dos mais charmosos da cidade. Nesta casa de dois pisos antiga e que foi reformada várias vezes pode ser para morar ou poderá abrir um belo estabelecimento gastronômico. Se você desembolsar mais de R$ 600 mil o casarão é seu.

_A rua da creche Nonna Angelina Nazari que é calçamento precisa de melhorias. Ali tinha uma indústria onde circulava muitos caminhões.

_Fui ver de perto a obra que liga Nova Veneza a Siderópolis aqui nos arredores na Localidade de Cristo Crucificado, onde uma igrejinha com um Cristo entalhado em madeira, obra do escultor Ângelo Moro. Uma atração turística.

_Nereu Tinelli foi meu colega dos tempos do Colégio Abílio. Ele por pouco não se elegeu vereador em Criciúma. Encontrei-o por aqui e ele me disse que será candidato novamente.

_Os recursos para a rua coberta vieram através do então deputado federal Ronaldo Benedet que não se reelegeu para mais um mandato na época.

_Demoraram alguns meses mas o MDB virou governo e faz parte da base do governador Carlos Moisés que aprovou a reforma administrativa recentemente.

_Esta reforma teve várias mudanças mas o fato foi visto como vitória política pelo governador Carlos Moisés (PSL).

_O antigo posto de saúde que agora virou secretaria de saúde está sendo reformado mais uma vez.

O prefeito Rogério Frigo usou a tribuna da Alesc para divulgar a nossa festa. Frigo sonha em usar esta tribuna como deputado estadual. Nova Veneza merece ter um deputado e Frigo se surgir este desafio vai encarar.

O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) cumpriu agenda nesta segunda-feira, dia 27, com o prefeito de Nova Veneza, o vice Sérgio Alberto Spilere e o presidente da Câmara de Vereadores, César Augusto Pasetto. O parlamentar estava acompanhado do presidente da sigla no município, Ademir Argolo Cardoso, do vice-presidente Milton Nuernberg e assessores para conhecer as necessidades de Nova Veneza.

Foi com alegria que os alunos do Centro Educacional Pequeno Príncipe, localizado no distrito de Caravaggio receberam no início da semana, um parque infantil.O Governo Municipal através da Secretaria de Educação adquiriu um parque equipado com escorregador, tobogans, além de outros brinquedos. Investimento foi de aproximadamente R$ 18 mil pela Administração Municipal.

No dia 26 nasceu Helena, filha do casal Adriano Ribeiro e Magda. Parabéns ao casal que formam uma bela família

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.