Ronaldo Benedet vem a Nova Veneza em busca de soluções para a crise aviária

Preocupado com a crise que o setor aviário está enfrentando o deputado federal Ronaldo Benedet esteve hoje, dia 20, na empresa Agrovêneto, em Nova Veneza com os empresários Denizard Ferrão, Sinésio Volpato e o prefeito do município Rogério Frigo, colocando-se a disposição para ir em busca de soluções a nível Estadual e Nacional para o setor.

Durante a audiência o deputado entrou em contato com o governador Raimundo Colombo e o secretário de Agricultura João Rodrigues e foi informado que o Estado já está buscando soluções.

Em Brasília o parlamentar entrou em contato com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e recebeu a notícia que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Conab, autorizaram a liberação de mais 200 mil toneladas de milho para venda em balcão nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

“O Sul do Estado não estava incluído nessa demanda, o milho iria somente para o Oeste, mas atendendo o meu pedido a gerente da Superintendência Regional de Santa Catarina, Maria de Lourdes, incluiu o Sul nessa demanda”, informa Benedet.

A medida já estava prevista na Portaria Interministerial nº 601, publicada no dia 29 de junho, que estabelece os parâmetros para a liberação de milho em grãos dos estoques públicos, com a concessão de subvenção econômica, em razão da seca que atingiu as regiões Sul e Nordeste este ano. Ao todo, foram disponibilizadas 400 mil toneladas do produto. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o limite de compra por produtor é de 27 toneladas/mês, ao custo de R$ 21 a saca de 60 quilos.

A crise no setor aviário representa prejuízo para milhares de criadores de aves, por isso o deputado Ronaldo Benedet sugeriu ao prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, que realize uma audiência para a próxima sexta-feira, dia 24, às 14 horas na Câmara de Vereadores do município juntamente com os deputados federais e estaduais da região, além dos prefeitos e empresários do setor aviário da Região Sul para que o setor tenha o apoio e que juntos encontrem uma solução imediata.

Franciele Fernandes

Ronaldo Benedet vem a Nova Veneza em busca de soluções para a crise aviária

Um Comentário