Brasília – O deputado Ronaldo Benedet (PMDB) disse nesta terça (16) da tribuna que a telefonia celular “é o ópio do povo brasileiro”. Comentando estatística publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, no caderno Mercado, segundo a qual o Brasil é o décimo país que mais gasta com celular, o parlamentar pediu providências para que o dinheiro gasto com aquele serviço seja injetado no mercado interno e não vá para o exterior. Segundo a reportagenm 7,3% da renda do brasileiro é comprometida com telefone celular.
- Fazendo-se uma conta rápida, um casal, com marido e mulher, dois jovens, tomando-se os recursos aplicados mensalmente e contados anualmente, após 20 anos, chegar-se-ia ao valor aproximado de 50 mil reais. Esse seria o valor que o cidadão brasileiro gastaria da sua renda em 20 anos e que daria para, em 20 anos, pagar a sua casa do Programa Minha Casa, Minha Vida. Com o bônus que o Governo Federal ainda concede, seria possível fazer uma casa de mais de 60 mil reais para um casal, em 20 anos. A telefonia celular, na opinião de Benedet “é o ópio do povo brasileiro, porque consome o trabalho, a renda e a riqueza do povo brasileiro e, na maioria das vezes, em 80%, não é usada para agregar valor à renda familiar.
Deixo os 20% para aqueles que usariam o telefone celular para prestar pequenos trabalhos, marcar um conserto ou realizar um serviço”. É necessário, na avaliação dele, que o Governo Federal pense em algo para que o comprometimento da riqueza do povo brasileiro, que é a sua renda, seja voltado para o mercado interno, “porque esses recursos acabam indo para o exterior, vão para as mãos de quem não conhecemos, os donos das grandes multinacionais, que acabam drenando os recursos do trabalho, do suor do povo brasileiro, indo para fora do Brasil”. São 78 bilhões por ano, gastos em telefonia celular no Brasil. – Nós, Parlamentares, Deputados Federais e Senadores, temos de estar muito preocupados, a exemplo da nossa Presidenta Dilma, com a economia brasileira, que gera dinheiro.
O meio circulante tem de estar dentro do Brasil, na produção, para gerar mais dinheiro no mercado de trabalho e para gerir recursos dentro do mercado consumidor brasileiro. Essa é a minha preocupação. Quero alertar o Governo brasileiro que grande parte dos recursos do salário da família dos brasileiros está sendo consumida em gastos com telefonia celular. Nós devemos nos preocupar com isso, porque esses recursos não estão sendo inserido para gerar mais riqueza, mais dinheiro para a economia brasileira, para os brasileiros.