Colunistas

XX Rodeio a Nova Venesia

Nova Veneza é uma terra composta de oriundos de imigrantes italianos e também por outras etnias em percentuais menores. Entre essas outras, temos muitos serranos do planalto gaúcho e catarinense. Como a maioria das cidades da região do sul do Brasil cultiva as tradições gaucha Nova Veneza também está inserida neste contesto cultural de rodeios crioulos promovidos pelo Centro de Tradição Gaúcha “CTG” Fronteira da Serra que tem um belíssimo e amplo parque de rodeios, onde neste final de semana acontece o vigésimo rodeio crioulo nacional do CTG neoveneziano.

No registro fotográfico o quadro retratado em Nova Veneza em 1893, apenas dois pós sua fundação pelo pintor gaúcho Pedro Weingarthner. A obra retrata serranos com as mulas de bruacas carregadas de queijos e sendo comercializado para uma imigrante italiana. A pintura é perfeita feita na rua dos imigrantes corta o leste ao oeste o centro de Nova Veneza.

Os serranos vinham pela a serra dos tropeiros, que hoje se tornou atrativo turístico de aventuras ecológicas. Segundo relatos históricos, o acesso dos tropeiros existia a mais de um século antes da chegada dos nossos imigrantes. Era um dos principais acessos do parque “Conta Dinheiro” em Lages na serra, até Laguna no litoral catarinense. “No’antre neovenesian cuesto fin de setimana canbiemo la poenta par el surasco, el vin par ximaron. Canbiemo anca el porco-can par el tchê!!!”

SENTENARO DELA FELISITÀ


Na ultima quinta feira, 15, a senhora Felicita Savaris De Mattia completa um século de vida, ou seja, cem anos. Nasceu na localidade de São Martinho Baixo, que na época era distrito Nova Belluno, território do município de Urussanga. Viúva, saudável e muito lúcida Dona Felecita reside na localidade Rio Manin no município de Treviso. “Saute e paxe ala Nona!!!”

MERITO E MERITATA


Na ultima segunda, um fato histórico aconteceu no poder legislativo sideropolitano. A doutora Cleusa Coral Ghanem nascida, registrada e batizada em Siderópolis recebeu o titulo de Cidadã Benemérita em sessão solene que contou com a presença dos familiares, parentes, amigos e várias autoridades locais e regionais. Fundadora do Hospital dos Olhos Sadalla Amin Ghanem de Joinville e com um currículo invejável. Foi uma noite especial para a doutora Coral e para nós que acompanhamos o evento organizado nos mínimos detalhes.  “Bravisima!!!”

PIAN PIANETO VIEN FORA MÈJO


Na semana levamos um susto com nosso amigo e juiz de paz de Nova Veneza João Airton Nuernberg, esposo da artista plástica Carmen Ghislandi Nuernberg. Conduzindo um trator agrícola de médio porte, João Airton sofreu um grave acidente com várias fraturas ósseas. Segundo a esposa Carmen aos poucos ele está se recuperando do ocorrido. Permanecerá por vários dias no hospital para uma boa recuperação. Desejamos boa e rápida recuperação ao amigo. “Tedesco ze forte!!!”

BERGAMASCHI ZIO-CAN


Sergio Ghislandi ex-prefeito da capital mundial da Polenta e o empresário Domingos Colombo em pausa para o clique antes que a polenta com galinha e “radicci” foi servida  no sítio do Colombo que tem cenário de cinema pela natureza e a originalidade do arquitetônico  na encosta da serra geral no interior do município de Treviso. “Bel posto e bon magnar!!!”

RICORDO DEI ZOCATORE


Jogar futebol é um esporte prazeroso! Imagina há décadas atrás? No acervo fotográfico o time de futebol da comunidade de Rio Cedro Alto, localizada há nove quilômetros ao oeste do centro de Nova Veneza.  “Bei tenpi!!!”

POESIA FRONTEIRA DA SERRA

A poesia Fronteira da Serra é uma homenagem ao CTG Fronteira da Serra, composta e declamada por este colunista.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.