Colunistas

Ristauro del canpanil de San Marco

A bela imponente e arquitetônica torre da matriz São Marcos de Nova Veneza, faz parte da historia da nossa história, é também referencia geográfica para quem se aproxima em direção ao centro do município.

Com seus 35 metros de altura, em solo de base de media altura em relação a área central e a planície, ela é uma espécie de rainha, que abriga cruz, sinos, relógios e o serviço de auto falante da voz do leão de São Marcos.

Em 1912, a nossa igreja vinculada a de Urussanga, elevou a categoria de paróquia. Esse fato ensejou, em 1914, o início da construção de uma igreja mais digna. Em 04 de julho de 1916 era inaugurada a igreja matriz de Nova Veneza pelo padre Michelle “Miguel” Giacca. Nessa época o campanário (torre) era mais baixo, coberto com “scandole”, ou seja, de tabuinhas.

No início da década de 30, a pedido do pároco Giacca o italiano Dr. Cesare Tibaldeschi projetou as modificações, ampliações do corpo da igreja, fachadas e a torre, tornando vai visível o símbolo religioso, que significa elevação espiritual, apontando para o céu , eleva a alma e coração para Deus. Foi inaugurada em 1931.

Outra reforma da matriz aconteceu na década de 70, inclusive a torre, na ocasião foi elevado o relógio, para melhor visualização das horas. Inaugurada em abril de 1979 durante a festa do padroeiro São Marcos. Na semana passada se iniciou outra restauração na torre, com troca de janelas, reparos na cúpula, cimalhas e pinturas.

Segundo o presidente da Caep, César Pasetto o custo será de R$ 96 mil reais, financiado com recursos da paróquia e bingo organizado pela própria administração paroquial. O prazo de entrega pela empresa responsável é de noventa dias. Pasetto se reúne esta semana com a diretoria do Caep para organizar a segunda etapa, os telhados de amianto serão substituídos por telhas de “aluzinco”, e uma nova rede elétrica interna.  “Salve salve la nostra ciesa!!!”

ADIO GIOMAR LUZ

A Faleceu em Florianópolis na terça-feira da semana passada aos 95 anos, a Senhora Guiomar Macedo Machado Da Luz esposa viúva  de Aldo Hercílio Luz que fora o primeiro prefeito do município de Nova Veneza.

O território da “Colonia Nuova Venezia” no princípio pertencia ao município de Campinas Do Sul, hoje Ararangua. Em 4 de novembro de 1925 o distrito de Cresciúma tornou-se município e passamos a pertencer a Cresciúma como era denominada na época que depois passou a ser Criciúma. Em 1958, Nova Veneza se desmembra de Cresciúma e se torna município.

O primeiro Prefeito de Nova Veneza nomeado no dia 03 de agosto de 1958, sendo o senhor Aldo Hercílio Da Luz neto do ex-governador Hercílio Pedro Da Luz que foi o primeiro governador do estado visitar Nova Veneza, em maio de 1895. Nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos. A ela o descanso no sono eterno. “Paxe!!!”

LUCHETI  D’AMOR SU PONTE DEI MOROSI

Centenas de juras de amor estão representadas em cadeados fixados na “Ponte dei Morosi” na área central de Nova Veneza. “Chi pi basa la morosa, pi bastona la sposa!!!”

ROBA DA CIODI & FESTA DEA UA

No ano de 2004, na vigésima quinta edição da maior da festa da uva do Brasil, que acontece em Caxias do Sul, a música dialetal vêneta, denominada de “Bauco Ma no Tanto” composta por este Bauco fez parte da coletânea musical do italianíssimo CD exclusivo do evento. Este ano o CD da festa traz uma interpretação do grupo musical neoveneziano Roba da Ciodi, intitulada “L’immigrante Italiano”. “Eco-ciò!!!”

PIASA SAN GIOAN

Governo municipal neoveneziano ofereceu ontem um café para imprensa regional com o propósito de uma coletiva com a imprensa da região. O prefeito Rogério Jose Frio e sua equipe apresentaram as novas praças que estão construindo na sede e nos distritos.

Primeiro, o arquiteto José Luiz Ronconi responsável pela praça coberta detalhou a importância da obra, que estará anexa a Praça Humberto Bortoluzzi.  O engenheiro civil Ricardo Brogni detalhou sobre a nova praça que está sendo construída no distrito de São Bento Baixo. No registro fotográfico, detalhes do projeto que está em execução da Praça São João no distrito de São Bento Baixo. “Viva… La piasa è nostra!!”!

BEI CAVEI LUNGHI

Nosso arquiteto de profissão e fotografo de paixão José Luiz Ronconi carinhosamente conhecido por Zé em um autorretrato com seus cabelos comprido mostrando que cada ser pode ter o seu próprio estilo. “Forse la Nona Angelina la ghe disea…. Che bei cavei!!!”

LA GHE STÀ RENTE AL CRISTO

O bom dia de hoje vai para a leitora assídua deste Bauco a neoveneziana Nilceia Ronchi Da Luz filha do velho amigo Lino Ronchi, e esposa do amigo Polaco Da Luz. A bela trocou a comunidade de São José para localidade de Cristo, mas, com São José, ou, com Cristo ela está sempre com o da Luz. “Grasie bela!!!”

You must be logged in to post a comment Login

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.