Colunistas

Rissi en festa

Neste final de semana haverá o primeiro encontro dos descendentes do imigrante italiano Paolo Bortolo Rissi que é originário do município italiano Orzinuvo que fica na província de Brescia na região da Lombardia, no norte da Itália. Está família estava radicada na localidade de São Pedro onde hoje tem a barragem do Rio São Bento, depois imigraram para o planalto serrano. Segundo a professora neoveneziana Suzana Rissi oriunda do Paolo Rissi, o encontro vai reunir entorno de trezentos a quatrocentos Rissi.

O evento acontece no interior do serrano município de São Joaquim, precisamente na localidade de Luizinho, onde está um numero significativo da família Rissi. Resgate histórico, confraternização familiar, missa, almoço, café da tarde e domingueira serão o básico do nobre encontro. Na histórica foto o Paolo Rissi e a esposa Elisa Rossi. ”La famèja ze la cesa domenistica!!!”

FAMÉJA MANIQUE  A NOVA VENÉSIA


Os Manique são uma das tracionais famílias da nossa região. O berço catarinense da família Manique é o distrito neoveneziano de São Bento Baixo, que no final do mês de julho será sede do terceiro encontro estadual dos Manique. Um almoço no salão paroquial da Igreja São João Batista reunirá descendentes para comemorar os 192 anos da chegada do patriarca francês André Manique a São Francisco de Paula na serra gaúcha.

Por volta de 1900, seu neto Francisco Manique trocou os Campos de Cima da Serra por São Bento Baixo, legando 12 filhos e filhas ao solo catarinense. De seu primeiro casamento com Emília Antônia de Oliveira, nasceram Ângela, Cecília, Maria, Bento, Manoel e Prudêncio.

Do matrimônio com Patrocínia da Silva, nasceram José, André, Cândido, Estevão, Silvina e Antônio.  Entre os descendentes, o saudoso neoveneziano Algemiro Manique ex-prefeito de Criciúma. No registro fotográfico os organizadores do encontro: Jaírton Manique, Coronel PM Cosme Manique e Duda (Manique) Mondardo os dois últimos nascidos na capital mundial da polenta. “Sará una bela festa!!!”

PAN & VIN SU LA SÈRA


Confrade Chico Ghellere foi o anfitrião da reunião do mês maio da Confraria Neoveneziana Pan & Vin, sendo a centésima primeira da entidade. O encontro aconteceu durante o dia inteiro da ultima segunda no salão social Condômino Veneza, que fica na localidade de Cruzeiro, município de São Joaquim na serra catarinense. A base de carne de cordeiro, queijo serrano, pinhão na chapa, espumante e vinhos de altitude foi contemplada a união dos enófilos. “Cin-cin-vin!!!”

BON CONPLEAN


Quem trocou de idade foi o pequeno Francesco Ghislandi Spillere filho do empresário Jailton “Negão” Spillere e da advogada Fernanda Ghislandi. Para comemorar a data do “tozato” os pais reuniram familiares e amiguinhos no belo centro de eventos Sonho Meu Espaço Festa. Bom “Conplean Francesco!!!”

LA CORTE


A bela descendente do escultor italiano Angelo Moro que imigrou para a colônia “Nuova Venezia” Taiane Moro vai representar o CDL neoveneziano para corte da festa da gastronomia. “Una bela tozata!”

VISION, DISNER NTEA EUROPA

Jovem empresário neoveneziano Leandro Preis Disner do setor de carnes e embutidos está em turnê pela Europa em busca de conhecimentos do seu setor, e com a esposa Cintia está aproveitando para visitar vários pontos turísticos dos países que eles passam. “Conplimenti!!!”

TANTI AUGURI

Quem trocou de idade esta semana foi a minha bela amiga dos olhos verdes, Elizabete Brogni Ghellere carinhosamente conhecida por Bete. “Bon Conplean tozatona!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.