Pode-se chamá-lo também de risoto “branco” (feito com arroz branco), risoto “à moda…”, risoto “diferente” e, por último, risoto “campeiro ou serrano” (gosto mais destes).
Um italiano ou um “gourmet” o chamariam de risoto “meia boca”, mas garanto: fica ótimo.
INGREDIENTES
São os mesmos da receita original (vide coluna anterior), trocando-se apenas o tipo de arroz e incluindo creme de leite fresco (nata) e creme de leite pasteurizado (de caixinha).
Prefiro utilizar o arroz parboilizado, antigamente conhecido como arroz malekizado e, hoje em dia, arroz amarelo ou amarelão.
O arroz branco pode transformar-se num “pirão”. A propósito, não podemos confundir arroz cremoso com “pirão” de arroz.
PREPARO (tenha em mãos a receita original)
Cozinhe o arroz parboilizado utilizando o caldo de carnes/legumes. Tempere com sal na forma usual, deixando-o soltinho e “al dente” e reserve (prepare em tempo hábil para que seja utilizado ainda bem quente).
Arroz “dormido” pode ser utilizado, mas o sabor final do risoto não será o mesmo, pois o arroz, provavelmente, não foi cozido com caldo.
Faça o refogado, adicione o vinho, o pinhão e o arroz bem quente (para aquecer o arroz de “ontem”, vide dica abaixo).
Acrescente a manteiga aos poucos, até derreter e, depois, a nata e o creme de leite, em partes iguais, até obter a cremosidade desejada, sem esquecer do leite, se necessário.
Finalize com o queijo parmesão, salsinha, cebolinha e acerte o sal.
AQUECER ARROZ
Existem vários processos, dentre os quais a utilização do forno microondas, vapor, banho maria e o pior: na panela, mexendo sempre para não grudar.
Existe outro método muito simples: solte bem os grãos e coloque numa panela. Acrescente uma camada fina de água, tampe e ligue o fogo (não precisa mexer). Quando a tampa estiver bem quente, todo o arroz estará na mesma temperatura.
MANTEIGA X MARGARINA X CREME VEGETAL
Manteiga
É composta por aproximadamente 80% de gordura animal, sendo o restante, em sua maioria, água.
Margarina
Qualquer produto identificado com margarina deve conter leite em sua fórmula, numa proporção de até 3%. O teor total de gordura pode variar de 82 a 85%.
Creme vegetal
Contém exclusivamente gordura vegetal, com teor de gordura variando entre 25 a 80% (lipídios). O restante é água.
Teor de gordura (lipídios)
O fator que determina as diferenças de preços das margarinas e cremes vegetais é a quantidade de lipídios. Portanto, confira sempre nas embalagens o percentual dos mesmos (mais gordura, maior preço). Portanto, o que escolher?
Vai depender de seu gosto e finalidade, mas não esqueça: menos gordura, menor preço e mais água.
NÃO ESQUECI
Na próxima coluna: as razões pelas quais você NÃO deve lavar carnes.
Instagram – chef_cezar_martins
Whatsapp – 48 – 99964-7238