Riserca e registro

 

“Nada impede que a imaginação me leve frequentemente lá onde passei meus anos de infância e adolescência. Onde tantas lembranças, alegres e tristes, se sucedem umas às outras, parecendo-me algumas vezes, de estar realmente lá, e vivendo entre amigos da juventude.

De fato, sonhando, dormindo ou acordado, num átimo atravesso o Atlântico e ingresso na minha aldeia. Entre meus amigos percorro as vielas, observo as montanhas, escalo seus picos e lá do alto observo a paisagem embaixo. Depois desço percorrendo os atalhos e subo novamente, agora em outra montanha, para contemplar minha aldeia em outro ângulo…

Passo assim algumas horas deliciosas, longe de mim mesmo… Mas onde sempre esteve o meu desejo, e onde, por longos anos, algum obstáculo me impedia de chegar!” O texto na primeira página do livro da história de Nova Veneza do Zulmar Hélio Bortolotto e foi escrito em 1912 pelo imigrante italiano Antonio Lazzarin, chegado na Colônia Nova Veneza (Núcleo Jordão) em 1896, proveniente de Forno Di Zoldos, nos Alpes italianos. Bee paroe!!!

VIA CRUCIS nova veneza

La strada del dolore

 

Na sexta feita santa acontece a tradicional procissão na Via Crucis – Caminho da Fé de Nova Veneza. Este comemora os quinze de inauguração oficial dos quatorzes capitéis que estão entre a igreja matriz  São Marcos até a capela do Cristo na localidade de Cristo, que fica há mil e oitocentos metros da matriz São Marcos.

A obra é um marco religioso da região sul catarinense. O projeto foi desenvolvido através da entidade Trevisani Nel Mondo coordenado, desenhado e executado por este colunista que  na época presidia a entidade. Chi passa par cuesta via, si ricorda de Gesù e Maria!!!

ZOANIN BISTEK

Bon conplean Zoanin

Os parabéns de hoje vai para o veterano João “Zoanin” Ghislandi que na última segunda feira chegou nas oito década de vida, sempre apreciando um bom “tragheto, bon vin e pipando sigri”.  Zoanin saùte e paxe ancoi e senpre!!!

 

MANGA LARGA 005

Cavai manèghe lunghe

Nova Veneza vai sediar a Segunda Expo Veneza do Cavalo Manga Larga Marchador. O evento acontece nos dias 2 a 5 de maio no parque de rodeios do CTG Fronteira da Serra, que fica apenas três mil metros ao sul do centro de Nova Veneza, na localidade de Picadão.

Quem está promovendo o evento é o titular do Haras Aurora de propriedade do empresário Ricardo Brandão com Núcleo Catarinense do Criador de Cavalo Manga Larga Marchador, coordenado pelo próprio Ricardo. A expectativa é de crescimento em relação à primeira edição feita em 2016. Com apresentação de animais a venda, mas, não é um evento especificamente de negócios.

Terá entorno de duzentos animais e com a participação de duzentos a trezentos criadores da região sul. O estado de São Paulo não faz parte da região sul, mas, entorno de doze criadores participarão expondo. O entusiasta promotor do evento Brandão afirma que a turística hoteleira, gastronômica e hospitaleira Nova Veneza também é uma razão maior do sucesso do evento que fora bem atendida na primeira edição; Bravissimo Ricardo Brandão!!!

Emersom Crippa e família Ronsoni

Ospitalità e umiltà

 

Na semana passada acompanhado do engenheiro agrônomo Emersom Crippa e o amigo Marcelo Branco Pacheco fomos jantar na casa do senhor Realino Ronsoni e sua esposa Amabile Périco na localidade de Rio Kuntz no interior do município de Siderópolis.

Ali a pureza ainda impera. Aaaa e a polenta na mesa… viram??? Magnemo con gaina al brodo, fortàia, salame, minestra, radici e par fin cafè con le crostele… Ma prima gavèmo bevesto una caciasseta bona dal montagnon. Grassie de tuta la teneressa!!!

NILSO DASSI

Storia del mama Lusia

 

Há dois meses fui convidado por produtora de documentários de Porto Alegre para falar sobre o Rio Mãe para um projeto de nível nacional que fala sobre os Rios do Brasil.

Não me achei na altura para tal entrevista, assim indiquei o bacharel em historia  Nilso Dassi que junto com o seu colega Carlos Renato Carola escreveram o livro “Era  uma vez o Rio Mãe Luzia…” Esta semana a produtora esteve em Nova Veneza gravando a matéria com os dois autores do Livro. Eles são as pessoas certas no lugar certo para entrevista. O livro eu recomendo, é muito bom e encontra-se na livraria da Unesc.

CAMILA SEMPREBON DE LIMA

La prima dona in cuesto misterio

 

Calma leitores já vão responder por que essa bela moça está com a navalha na mão. Ela é Camila Marangoni Semprebon De Lima o primeiro barbeiro feminino de Nova Veneza, ou seja, a primeira barbeira.

Camila é esposa do barbeiro Luiz que já herdou a atividade do seu pai Renato. A bela se encantou pela profissão e hoje corta cabelo masculino e também faz barba na barbearia raízes no Bairro Bortolotto.  Conplimenti Camila!!!

FORMATURA DE DANCA GAUCHA
Baile de formatura de um grupo de danca em Rio Negrinho-SC, no dia 03 de maio de 2014. Foto: Joka Madruga

Inparar le danse

 

Venha ter uma melhor qualidade de vida, com aulas de dança do professor Ernesto, da EB Studio de dança de salão. As aulas que acontecem todas quintas feiras a partir das 19 horas na Rua Márcio Bortoluzzi, 295, sala 5 , em cima da padaria delícias e sabores no bairro Bortoluzzi em Nova Veneza.

Danças em ritmos gaúcho, sertanejo, forró, samba, salsa, bolero, tango e valsa. O professor Ernesto, concluiu recentemente um curso de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento para professores de dança de salão com o professor e coreógrafo da dança dos famosos de São Paulo, Marcelo Grangeiro.

Esse curso fez toda a diferença na vida do professor de dança e está transmitindo aos seus alunos em Nova Veneza, mais conhecimentos e novidades em tudo que envolve essa magnífica e contagiante arte que é dançar. Faça parte desse mundo mágico e maravilhoso da dança. A primeira aula é gratuita. Maiores informações através do whatsapp 48-998642735.  Balar fa ben a tuti!!!