Colunistas

Retrato dela nostra storia

A segunda obra que se conhece da história da colônia “Nuova Venezia” em óleo sobre madeira medindo 18 x 43 centímetros do famoso pintor gaúcho natural de Porto Alegre, Pedro Weingartner (1853-1929).

O quadro acima é o testemunho que a ligação do planalto serrano com Nova Veneza já existia há muitos anos antes da fundação da colônia, pela serra dos tropeiros que, ainda hoje se trafega como nos primórdios, somente a pé ou a tração animal, ou seja, cavalos, burros e mulas.

Veja os detalhes: o serrano vendendo queijo para imigrante italiana, outro serrano no lombo do animal e mulas com bruacas para transporte das mercadorias. O local é hoje a Rua dos imigrantes, com detalhes miniciosos das casas, relevo, vegetação com fundo perfeito da serra geral. Esta obra é da coleção particular de Augusto Carlos F. Velloso de São Paulo, SP.

São duas pinturas de 1893, apenas dois anos depois da colonização italiana fundada em 1891, elas retratam a sede da abrangente colônia. A mais famosa é intitulada “vida nova” traz Nova Veneza em óleo sobre tela medindo 1.20 x 160 centímetros e faz parte do acervo da prefeitura municipal de Nova Veneza.

A obra está dentro do gabinete do prefeito. A perfeita pintura mostra como era Nova Veneza vista dos altos do morro onde situava o castelo do Michelle “Miguel” Napoli diretor da colônia, hoje hospital São Marcos. Essa é uma homenagem e agradecimento pelo rico presente que ele nos deixou. Em breve estarei em São Paulo visitando a obra. “Grasie eterna al Piero Weingartner!!!”

 ADIO AL RE DEL VIN


O universo dos vinhos perde o rei do vinho de Brunello di Montalcino que fica na região da Toscana. Gianfranco Soldera era natural de Treviso no nordeste da Itália, terra de onde vieram muitos imigrantes italianos para o sul catarinense.

Soldera, produtor ícone do Brunello di Montalcino, um dos vinhos italianos mais admirados e procurados no mundo todo, faleceu no ultimo sábado aos 82 anos, vítima de um acidente de carro dentro do seu próprio vinhedo.

Ainda dentro do automóvel, teve uma parada cardíaca que o fez sair da estrada: quando o resgate chegou, não havia mais nada a fazer. Ele foi pioneiro na Toscana, com uma propriedade de 23 hectares adquirida no início dos anos 70.

Com a primeira colheita do vinho feita em 1975 e o primeiro Brunello di Montalcino assinado Case Basse, safra 1977, um dos vinhos italianos mais contemplados no planeta. Atualmente a propriedade possui quase 25 hectares de terra, dos quais 7 de floresta para coordenar um ecossistema favorável ao amadurecimento das uvas em um habitat não contaminado, onde o vinho é feito com a filosofia “natural” de produção. “Che pecà… Cin-cin-vin!!!”

AVOCATO EN FAMÈJA

Em família o leitor assíduo da coluna, o amigo advogado Ricardo de Souza Mello Filho com sua bela esposa Caroline Bozzano Mello e o “bambino” Antônio Bozzano. “La famèja xe la cesa domestica!!!”

NTEA ROMA ETERNA

Quem recém chegou de viagem da Itália foi o casal de empresários proprietários do Aguaí Santuário  Ecológico próximo a barragem do Rio São Bento. No passado o casal Albertino “Beto” Ferreira e Dorli Furlan residiram por anos na Itália.

Beto é sonhador e incentivador, ele está além do nosso tempo, mas, agora segura este menino, pois, a viagem foi de passeio, mas, acima de tudo, renovar inspirações para o seu investimento. Obrigado ao casal pelo o excelente livro presenteado a este colunista. “Grasie!!!”

UNA BELA TOZATA

A bela Renata Martinello avisa que o verão e o calor solar estão com os dias contados, e faz lembrar para vocês aproveitarem bem o remanescente da estação. “E no se ghe dis pi njente!!!”

MANCA POCO PAR MARIDAR

Falta pouco para o casamento da bela “bionda” neoveneziana Rafaela Goularte e Jader Comin. Segundo as informações os pais dos noivos já estão engordando os bois para as festanças. Felicidades ao futuro do casal. “Cuando se marida si va in paradiso, me gò dito cuando se marida!!!”.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.