Colunistas Hieron Borba

Retomada

blank

Vivemos em 2021 em relação à pandemia do Covid uma situação que aos poucos “tolheu” e “abafou” a vida comunitária resultando assim num “deserto” de pautas e acontecimentos que alimentavam minhas participações no Portal Veneza.

Agora que tudo indica que a “luz “está retornando e uma retomada gradual das atividades já é uma realidade volto a encontrar “sustança”, eventos e motivação para buscar um festivo e feliz espaço entre os companheiros colunistas.

A maior das vitórias

 Desde que me dou por gente desde os primeiros anos escolares onde cursávamos a então disciplina de ciências e em seguida de Biologia com ótimos professores como o Prof. Gervásio Oecksler e Maria Tereza Rovaris Conti, fui encantado e apaixonado pelo “mundo do muito pequeno”e muito cedo um dos meus brinquedos favoritos era um microscópio que guardo com carinho até hoje. Este é um universo mágico, admirável e repleto das mais intrigantes criaturas. Entre todos os microrganismos um em especial sempre me fascinou.

Me refiro aos Vírus, os menores seres vivos dentre todos os que conhecemos. Mas bota pequeninos nisso… e o mais impressionante é como a ciência evoluiu a ponto de conhecer todas as suas particularidades e estruturas. 

Então acompanhar a formidável luta contra o Corona vírus foi ao mesmo tempo assustador e fascinante. Nunca a Ciência em toda a caminhada da humanidade consegui uma vitória tão grande e tão rápida. Estou ciente dos perigos que ainda rondam em nossa volta, mas ver o cotidiano das pessoas ressurgir é algo maravilhoso. Vamos todos colaborar e fazer ao menos a nossa parte continuando com vacinação e cuidados com mascaras, higiene e limpeza.

 Perdas

Já passamos por um período tempo relativamente grande desde a minha última coluna e a comunidade neoveneziana neste intervalo perdeu algumas das suas figuras mais conhecidas e queridas.

Entre outros lembro do Sr Osni Ghisleri (uma vida dedicada ao Colégio Abílio e sempre caracterizado por suas brincadeiras e seu famosíssimo “sambaião” das inesquecíveis festas juninas), da Sra Cleir L. Crippa Bozzano (uma mulher empreendedora, a frente do seu tempo, mãe exemplar e com uma educação e gentileza sem par com todos que se relacionava), do meu querido amigo Gilberto Nuernberg ( que tinha um exemplo admirável   de toda uma vida como profissional da Odontologia, como pai amoroso, como apaixonado  pela política, pelas pessoas e por sua cidade, além de ser uma verdadeira enciclopédia no conhecimento de nossa gente e de nossa história.

Sendo inclusive muito merecidamente homenageado com seu nome sendo dado a Unidade de Saúde do Bairro Bortolotto) e também não há como não lembrar da partida prematura (bota prematura nisso…) do Nicola  Gava ( sempre que tinha a oportunidade de conversar com ele vinha a tona uma série de ideias, projetos, novidades e recordações valiosas sobre a formação do nosso povo e da nossa comunidade; ele era o homem da Imigração e me deliciava aprendendo com aquele jeito dele  de vulcão em erupção, sempre com algo novo, algo melhor, algo diferente para enaltecer e preservar a nossa história; sem dúvida ele continuará vivo, fruto de tantas e tantas das suas iniciativas continuarem convivendo conosco em nosso dia a dia.

 Fica aqui a minha sugestão para que sua memória seja perpetuada com o batismo de nosso Museu como Museu da Imigração Italiana Nicola Gava).  Que estejam todos em um lugar melhor e merecido!

Esportes

Depois de tanto tempo “abafado” pela pandemia o universo esportivo daqui está ressurgindo e em grande escala. Temos a continuidade do excelente trabalho do Professor Roberto Bortolotto (agora com a grande ajuda do Prof. Geraldo) no Atletismo com participação destacada em várias competições e com um número significativo de novos integrantes na base, além do engajamento da atleta olímpica Ana Claudia Lemos que serve de motivação e “espelho” para os iniciantes. 

No futsal, o início do Campeonato Municipal já apresentou jogos emocionantes em todas as Categorias e o destaque é a utilização do Ginásio de Esportes de São Francisco totalmente reformado e sempre com um bom público além da já famosa e efervescente “torcida da Vila”.   Destaque também para o Bolão que “rola” entre os membros da Desatlética para apostar em quem será o Desartilheiro deste Municipal alcançando o menor número de gols marcados.

 Disputa pesada entre o Leandro Gava e o Angelo Gava e que após as rodadas desta semana continua empatada em “zero a zero” (diz o Angelo que o Leandro está na frente porque joga em duas categorias).  Já pelos lados do Marinão, para mim a grande e boa novidade no Metropolitano é o retorno da Escolinha, comandada pelo Prof. Daniel Felisbino (Daniel Júnior). É gratificante acompanhar as atividades e ver o grande número de crianças e pais envolvidos.

Dentro de campo o Metro parte para a busca de mais uma conquista da LARM tentando reafirmar seu favoritismo no esporte amador de toda região e para isso montou uma ótima equipe que volta a ser comandada pelo Prof. Jean Reis ao que parece terá no Grêmio Turvense com o Neguinho como Diretor de Futebol o seu principal adversário.

Por sua vez é muito grande a expectativa em nosso meio sobre o inicio da Serie “B” da LARM com duas equipes de nosso município, Vila Florença e São Bento Alto. No São Bento Alto teremos uma verdadeira seleção municipal com a grande maioria do plantel sendo composto por atletas daqui da terrinha comandados pelo treinador Alex Carradore. É esperar e torcer.    Agora, sem dúvida, a novidade que incendiou Nova Veneza é a participação do Caravaggio FC. Na terceira divisão profissional de Futebol de Santa Catarina.

Realmente a jovem diretoria dos azuis liderada pelo Presidente Samuel foi ousada e corajosa tomando uma iniciativa que muitos gostariam de já ter visto ser tomada à muito tempo. Acredito que uma hora, Metro e Carava teriam que partir para este caminho já que estão ficando maiores que o Amador.

E para ver se terão sucesso só existe uma maneira, é planejar, montar a estrutura e participar senão nunca saberemos. A caminhada azul começa neste Sábado, 25 de setembro de 2021(data que passará a ser histórica em nosso esporte) em Indaial enfrentando o Blumenau.

O Caravaggio se reforçou significativamente nestes últimos dias e os comandados do Treinador Serraninho e do Diretor de Futebol Leandro Mello prometem “suar sangue” em busca da vitória. Teremos inclusive a transmissão radiofônica e pela WEB do jogo.

Fazendinha, viva…viva!

Não posso deixar de comentar o episódio referente a Rifa da Fazendinha. Estava eu, calmo e feliz, acompanhando pela a Internet a Sessão da Câmara de Vereadores como costumo fazer sempre que possível, quando quase no final a Vereadora Bete Bortolotto foi ao microfone passou a narrar os prêmios que seriam sorteados em uma Rifa da Escola Municipal do Bairro Bortolotto… a partir daí foi iniciado um dos maiores fenômenos midiáticos que já pude presenciar…. alegria, singeleza e o inusitado da reação do mundo virtual ao acontecido geraram um “furacão” de boas vibrações que alegraram não só a nossa “paroquia”, mas grande parte de todo o Brasil.

Foi um sopro de felicidade genuína e original em uma época tão conturbada e marcada por doenças e ódios coletivos. Deu até um brilhinho de esperança na humanidade… kkk       Maravilha… Outro ponto que me chamou muito a atenção nos desdobramentos do sucesso da Rifa foi o mostrado na reportagem que buscaram a Escola, podemos constatar a limpeza, ótimas instalações e infra estrutura que a Escola Municipal possui, não ficando nada a dever para várias congêneres particulares. Falando nisso pretendo na próxima edição deste espaço dedicar mais conteúdo ao que acontece na Educação em nosso município como pude verificar em uma visita a Secretaria.

Parabéns a todos os envolvidos na Rifa da Fazendinha e que possamos ser surpreendidos pela alegria da vida mais vezes como fomos nessa oportunidade.    

Bobicinha terminante:

– Bem vinda seja a Primavera:

“Quando eu flor…

  Quando tu flores…

   E ele flor…

   Nós flores seremos,

    E o mundo florescerá!”

     Autor: Dimas Lima.  

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.