Jolene é a protagonista do livro Quando Você Voltar, de Kristin Hannah. A autora começa a história contando o sofrimento da personagem quando criança, ao acompanhar o relacionamento doentio de seus pais, até perdê-los aos 17 anos. Aos 18 anos ela encontra conforto, amizade e uma família no exército, quando aprende a pilotar helicópteros e segue sua carreira. Paralela a vida profissional, Jolene é casada com o advogado Michael e tem duas filhas, uma de 12 anos e outra ainda criança.

Com este cenário, a vida de Jolene ia seguindo normalmente até que a escritora dá uma guinada na vida da personagem que começa a desmoronar. Depois de 12 anos de casamento o casal não consegue lidar com as dificuldades da rotina, além disso, Jolene e sua filha pré-adolescente estão em conflito, só que o pior ainda está por vir, ela é convocada para a guerra e não tem como fugir de sua obrigação diante da nação.

A ficção de Kristin Hannah está perto da realidade, por isso sua história emociona tantas leitoras. Jolene se divide entre o amor de sua família, sua responsabilidade profissional e segue para a guerra deixando em casa um marido que se sente ferido e não está preparado para lidar com as filhas e as tarefas caseiras. Sua sogra está lá para dar um pouco de equilíbrio ao caos que se transforma a vida dos familiares de Jolene.

E a guerra é pior do que esta mulher forte e determinada imaginava. Enquanto Michael começa a entender sua esposa e seu coração redescobre o amor, Jolene tenta se fortalecer para voltar para casa e reiniciar uma nova vida. Mas um acidente a deixa transtornada e voltar a ser como era antes parece impossível. E realmente não será como antes, mas depois de chegar ao fundo do poço Jolene vislumbra uma luz, a esperança revive em seu coração e um recomeço é possível, apesar das cicatrizes deixadas pelas feridas na alma.

Quando Você Voltar, de Kristin Hannah – 338 páginas