O livro Um Mais Um, de Jojo Moyes, é um romance com final previsível, mas super envolvente. Sabe aqueles livros com leitura fácil, enredo bem construído e que pode ser lido em qualquer lugar para descontrair? Assim é a história de Um Mais Um.

Os protagonistas são Jess Thomas e Ed Nicholls que vivem em mundos completamente diferentes e se conhecem por acaso, quando Jess está fazendo faxina na casa de praia de Ed. Como os dois estão enfrentando sérios problemas, Ed não é tão simpático com Jess e a relação deles começa marcada com antipatia.

Um dos problemas de Jess é financeiro, ela tem dois empregos, e também seu enteado Nicky sofre bullying na escola por ser diferente. Seu marido Marty saiu de casa há dois anos deixando Jess com Nicky e a filha Tanzie, uma garota de 10 anos que é um pequeno prodígio em matemática. Devido a essa capacidade de Tanzie em se diferenciar, ela recebe uma proposta para estudar em uma escola particular e terá 90% da bolsa de estudos, mas o 10% restante é demais para esta família que está sempre em dificuldades.

Ed Nicholls é um homem rico, gênio em computação, mas que fez uma besteira em um momento de indecisão e foi denunciado por práticas ilegais envolvendo sua empresa. Com a investigação acontecendo, ele é afastado da empresa e se refugia em sua casa de veraneio para esperar o tempo passar e seu advogado resolver seu problema.

ummaisum
Numa noite difícil, quando Ed não sabe o que fazer e está voltando para casa de carro, se depara com um carro parado na estrada com a polícia, então para e tenta ajudar, é quando identifica Jess e descobre que ela tem uma família. Jess e os filhos estavam indo para a Escócia para que Tanzie pudesse participar da Olimpíada de Matemática para conseguir dinheiro para entrar no colégio particular. Diante das dificuldades, Ed sugere leva-los e no dia seguinte começa a aventura de dois adultos, um adolescente, uma criança e um cachorro no carro. Muita coisa acontece nestes dias e a história se torna cada vez mais interessante.

O final feliz acontece, mas não será tão fácil, muitas coisas irão se desenrolar na história. É uma descoberta atrás da outra que deixa a otimista e confiante Jess com a carga cada vez mais pesada. Eles também reencontram Marty e descobrem seu segredo.

A autora intercala a narrativa na voz de Jess, Ed, Nicky e Tanzie e essa forma é bem interessante porque além de saber o que realmente aconteceu, é possível conhecer os sentimentos dos envolvidos diretamente nas situações. Se está procurando uma leitura divertida, descontraída e bem escrita aventure-se em Um Mais Um que a chance de você gostar é enorme.

Um Mais Um, de Jojo Moyes – 320 páginas.