Kalana, Farmácia Gorini e Veneza
Colunistas

Resenha do livro Jardim de Inverno

Em todos os livros que li da escritora Kristin Hannah encontrei protagonistas que sofreram muito na vida por diversos motivos e de alguma forma conseguiram superar as dificuldades, mas a vida nunca voltou a ser como era antes. Essa característica da autora, encontrada também no livro Jardim de Inverno, torna as histórias mais próximas da realidade e isso me incentiva a continuar lendo suas obras.

A resenha de hoje é sobre o livro Jardim de Inverno, que tem Anya, Meredith e Nina como protagonistas. Anya é uma mãe fria e distante, e suas filhas, Meredith e Nina, conhecem toda a verdade e o que a tornou assim, somente depois de prometer ao pai em seu leito de morte que iriam insistir para a mãe contar tudo o que passou quando era mais nova. E ao conhecer o passado de sua mãe, as duas irmãs começam a entender comportamentos, neuroses e traumas daquela mulher que tanto sofreu e não conseguiu se libertar de toda a dor.

jardimdeinverno

Meredith é a irmã mais velha que ficou em casa cuidando dos filhos e da família enquanto que Nina, a irmã mais nova, é aventureira, viajando o mundo, e se tornou uma fotojornalista famosa. Há muito tempo sem se falar, se reencontram no momento que estão perdendo o pai e este quer que as duas façam a mãe contar o final daquele conto de fadas que começou quando ainda eram crianças. Quando isso acontece, descobrem que é a própria história da mãe que estão conhecendo. A história de Anya é comovente, é uma história de amor e sofrimento que aconteceu na gelada Leningrado durante a segunda guerra mundial.

Nossa Loja
Dolomiti Caravaggio
Despachante Ostetto
Gran Amore
Bel Mercearia
Padaria São Marcos

O começo do livro é um pouco cansativo, pois se está conhecendo o dia a dia das personagens e em que tipo de adulta cada uma se transformou, mas quando Anya começa a contar tudo sobre ela, o que passou, com quem, o que sofreu durante a guerra, o leitor terá uma grande curiosidade em saber como tudo vai terminar. E o final é bem interessante. Não posso escrever mais que isso para não estragar a expectativa.

Jardim de Inverno é um livro para quem gosta de temas familiares, romance, drama e fatos sobre a guerra. Há muito amor, dor, perda e traumas.

 Jardim de Inverno, de Kristin Hannah – 414 páginas.

Livraria Fátima

Coopera rodapé
Topo