Colunistas

Resenha do livro Antes da Tempestade

O livro Antes da Tempestade é um romance que aborda temas como costumes, casamento, amor proibido, tradição, preconceito, crenças e muito mais, mas é uma história leve e que a leitura flui muito bem. A autora Dinah Jefferies consegue criar personagens cativantes que conquistam e que envolvem, são indianos e ingleses, que com culturas totalmente diferentes, convivem cada um com suas crenças.

O ano é 1930 e a jovem inglesa Eliza, que ficou viúva muito cedo, aceita o desafio de morar durante um ano no castelo da família real de Rajputana, Índia, para fotografar a vida e o cotidiano daquelas pessoas e também de tudo o que os cercam. Ela tem várias dúvidas em sua vida, não encontrou ainda seu lugar no mundo, e ser uma fotógrafa profissional parece ser a sua salvação. Sua maior dor foi a perda do pai de forma trágica quando ela tinha dez anos e sua relação com a mãe não é das melhores, deixando-a frustrada.

A riqueza de um lado e a miséria de outro é o que mais abala Eliza em sua chegada à Índia, além disso, os costumes e a cultura também se chocam com o que acredita e a protagonista vivencia situações inimagináveis que a mudarão para sempre. Eliza acredita que é possível fazer algo para mudar a realidade de quem vive na miséria e também das mulheres daquele país e ela começa, do jeito que pode, a encarar essa luta.

E o ar de romance da trama começa já nas primeiras páginas, quando Eliza conhece o príncipe Jayant, um jovem rebelde e misterioso que também não aceita algumas crenças e costumes de seu povo. Então os dois se unem em busca de melhorar a realidade da população e a paixão nasce e começa a crescer até que os dois não conseguem resistir ao sentimento tão forte.

Mas não vai ser tão fácil para o casal apaixonado. Os interesses são muitos para deixar esta relação dar frutos, por isso será feito de tudo para separar Eliza e Jayant. E pessoas irão trabalhar para derrubar também os projetos para trazer melhorias ao país. Nestes meses que passa na Índia a vida de Eliza é intensa em sentimentos, descobertas, avaliações e decisões a serem tomadas. Sua vida dá uma reviravolta e tudo pode acontecer. Ela começa a perceber a realidade de forma diferente, mudar sua maneira de pensar e também seu comportamento, Eliza se descobre uma mulher forte e vai em busca do que acredita.

Antes da Tempestade, de Dinah Jefferies – 344 páginas.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.