Registro de máquinas agrícolas é obrigatório para circulação em vias públicas

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), alerta para a obrigatoriedade do Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) desde outubro passado.

O registro é necessário para máquinas agrícolas que circulam em vias públicas, visando proteger a propriedade, garantir a segurança nas transações comerciais e melhorar a fiscalização contra furtos e roubos.

O Renagro, equivalente ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), dispensa emplacamento, licenciamento anual e o pagamento do IPVA.

Nesta primeira etapa, tratores e colheitadeiras estão sendo registrados, com previsão de inclusão de outros equipamentos no futuro. O registro pode ser feito pelo aplicativo IDAgro, desenvolvido pela CNA em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É necessário cadastrar-se no aplicativo, fornecer a nota fiscal da máquina agrícola e um documento de identificação. O registro via IDAgro permite verificar a situação legal do veículo, comunicar sinistros e enviar mensagens ao proprietário.

É recomendado que importadores, fabricantes e concessionários façam o pré-cadastro dos veículos. Acesse o IDAgro em www.idagro.com.br. Em caso de indisponibilidade do sistema, entre em contato com o Instituto CNA pelo telefone +61 99620-0181.