Na última segunda Nova Veneza passou ser a sede do 2º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Criciúma, que compreende os mais os municípios de Siderópolis e Treviso. Um pouco da história do registro de imóveis: Desde 1960 estamos vinculados a este oficio com sua base no vizinho município de Criciúma, já Treviso e Siderópolis desde 1996.

Há trinta anos Cristiane Bonfante Keller é o oficial designada, sua equipe é composta por oito profissionais. Situado na Rua Dos Imigrantes, 463, apenas quinhentos metros da Praça central. Segundo o prefeito Rogério Frigo o registro de imóveis, além de facilitar os neovenezianos, sideropolitanos e trevisanos, ele vai ajudar a aquecer o comércio local. Nova Veneza da mais um passo largo adiante ressaltou o prefeito Frigo. “Mèjo par ti, mèjo par mi, mèjo par tuti cuanti!!!”

Storia dela famèja mondardo

Essa semana gentilmente fui presenteado com um livro da família Mondardo pelo empresário e amigo César Mondardo que faz parte da comissão organizadora do livro e dos eventos da família. Com o titulo “Mondardo relatos de uma família de imigrantes”. Organizada pela família e escrito pelo jornalista César Pereira a importante e histórica obra está estampada em trezentas páginas, traz a biografia e relatos da família Mondardo que entrou na “Colonia Nuova Venezia” em 1891.

A família Mondardo é originária do município de San Bonifacio, província de Verona, região do Vêneto no nordeste da Itália. Os Mondardo já realizaram três encontros da família. Para aquisição do livro entre em contato com o César Mondardo pelo fone 48-999849698, por apenas 30 reais. “Bel registro… Grasie del libro!!!”

Nobre scritore

Para mim é um momento muito especial e uma foto histórica com dois irmãos professores e escritores neovenezianos, Celestino Sachet que no próximo dia 30 completa seus saudáveis 90 anos e Sérgio Sachet. Foi um bate-papo longo que me entusiasma ainda mais em resgatar e publicar a nossa história.

Filhos dos saudosos, Antonio “Toni” Sachet e Madalena Bratti Sachet. Nascidos nas famosas casas de pedra e com excelente formação eles se despertaram para o mundo, inclusive Celestino foi reitor universitário é autor doutor em literatura brasileira e faz parte da academia brasileira de língua portuguesa.  “Grasie e bon conplean Celeestino!!!”

Capèl fa ben la saute

Sempre foi e sempre será o melhor protetor solar é a sombra. No passado a maioria dos homens usavam chapéu e as mulheres chapéu ou lenço, e não havia tanto problemas de saúde.

A neoveneziana agente  de saúde Viviane com seu esposo Valdir Santos dão o belo e saudável exemplo, dias de sol não tiram seus chapéus de palha.  “Bravi!!!”

Bei morozi maridate

Casal bacana, a bela morena e  muito simpática Tatá filha do meu amigo das antigas, o serrano Jorge Candido com seu amado esposo, o respeitoso Marco Antônio Dias sempre de bem com a vida. “Bei bei!!!”

Màma e fiòla

Mãe e filha, Simone Brunelli Osório Andressa que recentemente completou seus quinze anos com festa de princesa reunindo familiares e amigos. “Bela famèja!!!”