Reféns da Peppa Pig

Hoje, pela manhã, acordei com uma musiquinha aporrinhadora na cabeça. Na verdade, já faz um tempo que durmo e desperto de tal modo. Uma voz fina mesclada com alguns roncos de porcos que me tiram a serenidade.

Tentei esquecê-la durante todo o dia e não consegui, estava entranhado em minha mente, pois, quando me dava por mim, estava cantarolando. Foi quando senti a falta de escutar Raul e Legião Urbana como fazia há alguns anos atrás, no ápice da minha juventude punk.

Hoje em dia, toda a minha cultura gira em torno de um desenho estrelado por porcos, deixei de assistir minhas séries, meus filmes e programas esportivos por um desenho infantil em que suínos rosados e de aparência muito excêntrica tentam entreter meu filho e a mim.

O pior de tudo é que eles parecem querer ensinar algo bom às crianças e, se for este o propósito, acredito que não esteja dando certo, visto que a personagem principal do desenho me parece ser mimada, invejosa, birrenta e esperta demais para sua idade. Aí eu me pergunto: “O que um porco falante que não mora no chiqueiro, não vira comida e, ainda, dirige um carro, pode acrescentar à vida de meu filho?”

A resposta é evidente, não acrescenta nada. Só me traz um pouco de sossego, assim, posso trabalhar tranquilo sabendo que meu filho está “seguro”, portanto, não preciso ficar com os olhos grudados nele, pois sei que meu filho só vai me chamar quando o vídeo travar ou para colocar de novo, e, quando isso não acontece, provavelmente, ele já dormiu.

A TV da minha casa não me pertence mais. É como se eu tivesse assinado um canal exclusivo de Peppa Pig 24 horas por dia. Vocês não têm noção do ódio que tenho quando ela fala “Oi, eu sou a Peppa, esse é meu irmãozinho George!”.  Ainda me pergunto quem foi que apresentou a Peppa a meu filho. Aqui em casa garanto que não foi. Agora eu tenho um consumidor compulsivo dentro de casa.

Esses dias me deu saudade do seriado Chaves, aquilo sim era entretenimento. Eu não podia assistir quando eu queria, pois passava apenas uma vez por dia em TV aberta e eu não me esperneava e nem chorava feito louco para poder assistir, mas eu sempre estava lá esperando começar de banho tomado e comendo biscoito. Apresentei o Chaves versão desenho animado ao meu filho ele nem deu bola e me pediu para assistir os porcos.

16 Comentários

  1. Infelizmente hoje é mais cômodo para os pais deixar seus filhos a cargo da babá eletrônica do que dar carinho e atenção para os filhos, um tema muito pertinente também é o tal celular, zumbis infantis vidrados na porcaria da telinha de um celular.

    Eu penso que porcaria tem na cabeça de pais e mães imbecis que largam acesso ao mundo todo nas mãos de uma criança?

    A minha antes dos 12 em hipotese alguma, e gracas a Deus os resultados nao poderiam ser melhores!

    Os Reis da antiguidade que tinham enormes responsabilidades e necessitavam de acesso pleno a informações não tinham acesso às informações que uma criança que não tem estrutura psicológica para tal tem hoje em dia!

    É hora de acordar para o mundo real e se jogar no chão com os filhos e brincar de boneca ou de carrinho, de ir pra areia fazer bolinhos ou construir mini cidades.

    Não joga-los aos cuidados de babás eletrônicas ou deixa-los aos cuidados de terceiros que os observam brincarem sozinhos ao longe.

    Hora de cotidianamente tirar um tempo para abraçar e dar carinho aos filhos, conversar, contar histórias, rir e faze-los rir, ser seus melhores amigos antes que o mundo seja seu melhor amigo.

    Separar tempo exclusivo e em particular com cada filho, quem conhece os próprios filhos hoje em dia?

    A Peppa Pig e os históricos de busca de navegação de seus celulares!

    Vivemos uma geração de pais alienados que observam os filhos e gabam-se de conhece-los, mas, não possuem intimidade com os mesmos, não tem momentos de carinho e sorrisos exclusivos entre eles, porque é mais cômodo deixar a parte trabalhosa para outros fazerem.

    Para tais pais, basta dar casa, comida e roupa lavada, e “posar” de pais em fotos propensamente alegres em dias festivos no Facebook que está tudo certo!

    Pior que perder a Cultura é perdermos os próprios filhos dentro de casa por negligência e acomodação.

    Aí entra um jogo perigoso, porque a casa não pertencer não é nada, pior que geralmente quando tal acontece, arrisvs logo os filhos ja não pertencerem mais aos pais, se é que já não pertencem..

  2. Olhei chaves a vida toda, e nem por isso saí dando tapa nos meus amigos, ou beliscões, ganhei foi muita educação de meus pais que fizeram eu saber o que era certo ou errado…

  3. Geração Mimimi.. Falar em chaves? Um menino que mora num barril, órfão de pai e mãe… Sr. Madruga dando besliscões no Kiko, não paga aluguel e por aí vai…
    Parem de falar asneira.. Na minha época eu assistia Tom & Jerry, Pica Pau, Papaleguas nem por isso me tornei um adulto influenciado por desenhos..

  4. Não existe desenho educativo, quem educa os filhos são os pais. Se os pais são participativos não importa qual desenho ela assista mais. Mas educar e cuidar de filhos da muito trabalho aí a preguiça fala mais alto e fica mais fácil culpar a tv ou escola.

  5. Meu filho está sendo treinado a assistir vários desenhos ele gosta da pepa mais é oque menos coloco, tem. Tal de caiooouu ridículo que também estraga a criança o personagem só chora e faz birra , minha filha mais velha estava fazendo igualzinho ao eu cortei também.

  6. Edvania Paes, muito boa sua interpretação de textos….mas vou te ajudar….eu não citei outros desenhos e tampouco falei que não são educativos…apenas citei os mais educativos e melhores para a criança…claro que vai depender Da faixa etária….mas, gostaria que citasse um desenho atual que seja educativo, fora esses que citei. Em relação ao desenho da Luna…só posso responder por minha filha de 5 anos que adora esse desenho, servindo de gancho para eu instrui la em determinados assuntos….

  7. Esse desenho e diabólico, meu filho gostava muito dessa porca nojenta uma vez ele acordou de madrugada chorando e gritando desesperado querendo assistir essa porca, ficamos todos assustados pois não conseguimos conter o choro dele tive que dar meu celular pra ele assistir a bendita porca aí sim que ele se calou, desde desse dia proibimos ele de assistir esse desenho no começo foi complicado mas graças a Deus hoje em dia ela não gosta mas dela nem faz mas questão de assistir e quando passa o desenho dela ele até pede pra mudar de canal diz que não gosta dessa porca feia kk’

  8. Então você tá falando que os outros desenhos animados não são educativos pois o show da Luna é irritante para crianças

  9. Chaves é muito educativo para seu filho, com aqueles tapas na cara do Sr Madruga, beliscões no Kiko, etc….você deveria colocar seu filho para assistir ao Show da Luna, Fora aventureira, Louie….esses são educativos