Triglicerídeos são as principais gorduras no nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas, se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de doença cardíaca e outros problemas de saúde.
Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicerídeos alterado.
Afinal, como diminuir o triglicerídeos?
- Mantenha um peso saudável. Uma pequena perda de peso (entre 3 a 5kg), já auxiliam na redução dos níveis do triglicerídeos.
- Evite alimentos açucarados e refinados. Alimentos à base de farinha de trigo refinada (pães, bolos e biscoitos industrializados) e alimentos ricos em açúcar como sorvetes, doces, balas bombons, tortas, refrigerantes, mel, melaço, rapadura, chocolate, pudim, aumentam o triglicerídeos.
- Escolha gorduras saudáveis. Troque a gordura saturada encontrada em carnes, por gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite e amendoim. Reduza o consumo principalmente de carne vermelha e substitua por peixe. (Principalmente os ricos em Ômega 3: sardinha, atum e salmão).
- Limite o consumo de álcool! O álcool é rico em calorias vazias e açúcar e tem efeito potente no aumento do triglicerídeos. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicerídeos.
- Exercite-se regularmente. A prática de atividade física auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos.
- Controle o estresse!
Você pode verificar se os níveis de triglicerídeos estão saudáveis ou não através de um exame de sangue prescrito por seu Médico ou Nutricionista.
Débora Zoche Milanese
Nutricionista CRN10 4529