Colunistas

Recentemente o nome do empresário Sanciro Ghislandi foi lembrado para a eleição da Coopera

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

VICE-PRIMEIRA-DAMA – Geralmente em eventos ou reuniões mais informais a esposa do vice-prefeito é chamada por ” segunda-dama”, o que é incorreto pois ela é a vice-primeira-dama. Num destes eventos regionais das esposas dos prefeitos e vices,  uma delas comentou discretamente que “segunda-dama” para ela tem outro significado. A risada foi geral.

PLATEIA – Quando tem um bom número de pessoas presentes no plenário da Câmara de Vereadores, e outras autoridades, os vereadores aproveitam para dar seu recado de uma maneira mais “empolgada” como foi recentemente, que tinha a posse do suplente Guilherme Everton Vieira.

HAMBURGUER – Esta do filho do presidente Jair Bolsonaro dizer que fez intercâmbio nos Estados Unidos e já preparou hamburguer para ser cotado para ser Embaixador do Brasil nos Estados Unidos virou motivo de piada entre opositores e até entre alguns eleitores de Bolsonaro.

GASTRONOMIA – Muitos Políticos da região ou não, quando estão por perto gostam de vir a Nova Veneza almoçar. Se for à tarde tem que servir um “cafezão”  estilo colonial.

LUA – Em 1966 a então URSS enviou uma sonda para a lua. Os norte-americanos para não ficarem para trás enviaram uma nave tripulada e pisaram na lua, inclusive passaram na TV, em 1969. Há quem ache que isso foi uma invenção deles pois não havia tecnologia para tal proeza na época, inclusive que aquilo tudo foi filmado em Hollywood. Será?

DEBATE – Há 30 anos a Rede Bandeirantes, atual Band, realizava seu primeiro debate presidencial em 1989 depois da volta da democracia. Esta eleição foi vencida por Fernando Collor de Mello que depois foi cassado por corrupção. A mediadora deste debate foi a Jornalista Maria Gabriela. Imaginem os candidatos da época. Leonel Brizola, Lula, Fernando Collor de Mello, Enéas,  Guilherme Afif, Mário Covas, Ronaldo Caiado, Roberto Freire, Ulisses Guimarães entre tantos outras feras. Num dos confrontos: Lula disse para Ronaldo Caiado que ele era “caiado”por fora mas “collorido” por dentro.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_Numa blitz que foi feita pela Polícia Rodoviária Federal neste final de semana em todo o estado foram apreendidas cerca de 325 carteiras de motoristas. Todo o cuidado é pouco e temos que ser conscientes que beber e dirigir oferece risco de vida às pessoas e a você.

_A pedra para a placa de homenagem ao centenário de nascimento do saudoso Padre Amilcar Gabriel já está no local. O pesquisador Nicola Gava que foi buscá-la.

_O famoso Chef, jurado do Masterchef, Henrique Fogaça,  esteve no dia 22 de agosto pelos 40 anos da Rede Bistek,  no Palácio das Águas com Saimon Novack,  numa aula show.

_”Giorno di Festa” é o nome da empresa de eventos da neoveneziana, Andréia Bortolin. Ela é jovem mas tem experiência no mundo da moda e eventos.

_O Caravaggio FC inaugurou a sua galeria de presidentes com a presença de alguns deles e autoridades. Em 2020 o clube comemora 50 anos. O atual presidente é o jovem Wagner Ghislandi.

_Depois de vários dias se recuperando na UTI e passando por várias cirurgias após um acidente de trator no sítio da família, felizmente o neoveneziano João Airto Nuernberg já está no quarto do hospital se restabelecendo. Ele é esposo de Carmen Ghislandi.

_O nosso rodeio que marcou seus 20 anos de história do CTG Fronteira da Serra foi dos maiores, um grande evento. Eu estive no baile de sexta com o Grupo Rodeio. Parabéns ao Patrão Dega Fretta e sua equipe que fazem um trabalho eficiente com muita dedicação.

_Sobre a continuidade do tradicional encontro no sítio no Faxinal Preto, nos “Ausentes”, não podemos esquecer do figurão Ageu Spillere que herdou a propriedade do saudoso “Tio Vito” Gava e a reunião vai continuar dos neovenezianos e amigos.

_Uma boa parte dos moradores de nosso município, do interior ou da cidade, ainda trata dos animais domésticos como era antigamente?

_Os tempos mudam, inclusive no mundo dos animais que hoje devem ser respeitados e bem cuidados.

_Em setembro o nosso amigo Arlei “Peteia” Figueiredo, vai oficializar seu casamento na Itália reunindo alguns amigos e familiares. Felicidades ao casal.

_Um amigo das antigas foi vítima de uma “fakenews”,  e o susto de familiares e amigos foi grande. Lamentável mas esta história pelo jeito ainda vai render.

_Quem costuma viajar bastante sabe que nas cidades turísticas, os produtos e serviços dependendo de sua qualidade geralmente custam um valor maior, mas continuo ouvindo de algumas pessoas que viajam bastante que alguns produtos ou serviços por aqui estão mais caros que os habituais em outras cidades turísticas. Será?

_Com grande participação na competição, Nova Veneza conquistou nove medalhas no Campeonato Caixa Estadual de Atletismo sub-14 que foi disputado neste final de semana, em Jaraguá do Sul.

_Vinícola Borgo lançou o primeiro vinho Assemblage. A novidade é composta por uma mistura de três rótulos que garantem um vinho ainda mais original, na receita Merlot, Ancellota e Cabernet Sauvignon. Confira.

_A reunião deste mês da Confraria Pan & Vin foi no Restaurante Montalcino, em Criciúma. O anfitrião foi o Confrade Emerson Crippa. Esta foi uma última reunião antes da viagem a Buenos Aires e Mendoza de aniversário da Pan & Vin.

_A estrada de São Martinho, Siderópolis, até nas proximidades da igreja do Cristo Crucificado já está praticamente pronta para receber a capa Asfáltica.

_Hoje percebo que sair no final de semana de carro até mais tarde pode ser alto risco de vida. Além da bebida e volante, muitos usam o smartphone dirigindo.

_ Cada final de semana é só assistir os telejornais para ver isso.

_Estão abertas as inscrições para a 9° edição do Mutirão de Castração de Cães e Gatos de Nova Veneza. Nas edições anteriores o evento já garantiu a castração de aproximadamente 580 animais. A segunda edição deste ano terá vagas limitadas e será realizado no dia 7 de setembro, no ginásio de esportes Alfredo Bortoluzzi, anexo ao complexo esportivo Antônio Amboni.

_O relógio da igreja matriz São Marcos voltou ao normal, inclusive com suas badaladas.

NA POLÍTICA

_O asfalto entre Nova Veneza e Siderópolis que fica numa região alta deixou-a mais bonita.  Falta pouco para ligar totalmente os dois municípios com o asfalto mas a estrada já está pronta para receber a capa asfáltica. Bela obra das duas prefeituras.

_Neste ano o PSD e o PDT saíram na frente para terem a sua barraca no rodeio mas o PSDB também a teve a sua como já é tradicional. Ambas são animadas mas ficaram em locais opostos.

_Uma mulher que mora em Caravaggio e já trabalhou numa conhecida empresa local tem projetos políticos.

_Ela está definindo o partido para quem sabe disputar as eleições para vereadora ou majoritária.

_O presidente da Câmara de Vereadores, César Pasetto, está sempre participando dos eventos políticos locais.

_Pasetto sempre teve a simpatia do prefeito Rogério Frigo na sua carreira.

_Depois que as Irmãs Beneditinas largaram a administração do Hospital São Marcos após várias décadas, estamos na terceira empresa que administra a entidade. A prefeitura repassa cerca de R$ 130 mil para o funcionamento do pronto-socorro. O prédio do nosso hospital é muito grande e para manter esta estrutura deve ser cara. Por isso que a exemplo de outros hospitais de municípios do porte do nosso, temos que oferecer muito mais opções de atendimentos para ter mais receita. Há pouco mais de um mês teve ameaça de greve, e parte parou o atendimento.

_A relação entre o prefeito Rogério Frigo e o vereador emedebista Dado Ghislandi pelo jeito vai “azedar” cada vez mais até o fim do mandato.

_Não os convidem para sentar à mesma mesa. Desde o início do mandato eles vêm se confrontando e o tom foi aumentando.

_Está confirmada a inauguração da Rodovia Silvino Morelli que liga São Bento Alto a Vila Maria para o dia 14 de setembro (sábado) a partir das 10 horas com a presença do governador Carlos Moisés. A solenidade será em Rio Cedro Alto. Bela obra.

_O prefeito Rogério Frigo e o Diretor Municipal de Esportes, Heriton Sandrini receberam o presidente do Caravaggio F.C, Wagner Ghislandi e o tesoureiro Moisés Spilere que apresentaram o planejamento do clube para o segundo semestre de 2019. Na pauta, divulgação dos projetos do clube, escolinha de futebol, obras em andamento no estádio/ginásio, convênio e a participação nas competições.

_O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, César Augusto Pasetto e dos vereadores Dalto Bortolotto e Arlindo da Silva estiveram reunidos para discutir a possibilidade de regionalizar o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) proposta apresentada pelo coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle. A intenção é englobar os municípios de Siderópolis, Nova Veneza, Balneário Rincão, Lauro Müller e Treviso não possuem Procon.

_Faleceu recentemente o ex-prefeito de Criciúma e ex-vice-governador. Seu filho Oswaldo Hulse, conhecido por Zanzão mora aqui em Nova Veneza, numa bela propriedade nos arredores da cidade. Condolências aos familiares.

_A morte do ex-prefeito e ex-governador José Augusto Hulse repercutiu muito nos meios políticos pois sua atuação na política foi marcada por ações no social, ser um tocador de obras e com sua habilidade Política sempre teve bom convívio com as pessoas do meio, inclusive adversários.

_ As eleições da Coopera que serão realizadas no início do próximo ano.

_O atual presidente Walmir Rampinelli que faz excelente gestão, e o vice Cali Arns deverá ser o vice.

_Recentemente o nome do empresário Sanciro Ghislandi foi lembrado para a eleição da Coopera ou para fazer parte do conselho administrativo.

_Este assunto já foi comentado por alguns vereadores, é o fato de alguns vereadores ficarem de costas para o público presente no plenário.

_Deveriam mudar a organização da mobília da Câmara de Vereadores ou readequar a que tem. Não precisa gastar com isso.

_O Progressistas local espera que o tucanato e o PSD se briguem para compor com o PSD.

_Em política tudo é possível, antes de definir as chapas, tudo pode acontecer.

_Só quem acompanha as “entranhas” do poder que tem uma idéia mais clara do que está acontecendo nos meios políticos.

_Esta nova regra que não poderá ter coligação para vereador, vão permanecer só os partidos maiores.

_Os chamados partidos ” nanicos” vão se juntar a outros ou desaparecer.

_A secretaria de obras reconstruiu a ponte de madeira em São José Alto sobre o rio São Bento  que foi levada por uma enxurrada em junho.

_Por ali é um dos acessos à Vinícola Borgo Gava,  e no João Xisto Gava, ambos associados da Coofanove.

_O vereador de Siderópolis do PP, Pedro Valcir de Souza, é um dos nomes para a majoritária.

_Os prefeitos da Região Carbonífera efetivaram em reunião nessa segunda-feira, 12, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitario (CIM-AMREC). Dos 12 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), oito fazem parte do CIM até o momento. Os demais ainda precisam aprovar o protocolo de intenções, nas respectivas câmaras de vereadores. Durante a reunião, os prefeitos aprovaram ofício solicitando ao Governo que reveja a decisão que retirou incentivos fiscais, previstos nos decretos 1866 e 1867. Os prefeitos manifestaram preocupação com impacto que a metida terá principalmente na agricultura da região.

_O ex-vereador Edilson “Xinho”Milanez está cotado para ser o novo presidente do Progressistas.

_Edilson Milanez é irmão do ex-prefeito Elzio Milanez que está no PSD,  e seu nome está cotado para ser um possível vice do prefeito Rogério Frigo.

_O prefeito Rogério Frigo e o ex-vereador  Edilson Milanez  são “concunhados” mas adversários ferrenhos políticos.

_A candidatura de Edilson poderá tirar o pessedista Elzio  Milanez da hipótese dele ser vice de Frigo.

_O vereador emedebista Claiton Zanzi anunciou na sessão passada que não será candidato `a reeleição. Zanzi atualmente que preside o partido entrou na política e na primeira eleição se elegeu mas parece que se decepcionou com a política praticada no município, estado e no governo federal. Sua atuação na Câmara de Vereadores acompanhei pouco mas quando estive na Câmara percebi que ele se expressa bem e tem boas idéias. Colocar boas idéias na prática, aí é outro assunto.

_O nome do jovem Ricardo Locks que também mora em São Bento Baixo,  já está sendo comentado para substituí-lo nas próximas eleições. Locks vem se preparando para enfrentar o desafio, inclusive estudando política e gestão pública.

_O Bairro Garuvinha também terá uma bela praça com academia e parque infantil, segundo o vereador Dalto Bortolotto.

Recentemente ocorreu o batizado de Joaquim Afonso Macedo da Rocha filho de Raiana e Felipe Rocha. O nome escolhido foi uma homenagem ao bisavô Joaquim Mathias, saudoso “Quinca”. Na foto: Raiana e Felipe, Padrinhos: Guilherme da Rocha e Camila Ghislandi, Fátima da Rocha, Rafaela da Rocha, Bernadette Cirimbelli e Luiza Macedo.

O encerrando da programação da Semana da Integração da Família no último sábado (17), contou com dezenas de famílias, que participaram de um passeio ciclístico pelas ruas de Nova Veneza. Após a chegada, na praça Humberto Bortoluzzi, houve o sorteio de brindes e de bicicletas para os participantes. Ainda durante o evento, ocorreram diversas apresentações musicais de instituições do município.

No dia 12 de agosto a Câmara de Vereadores de Siderópolis homenageou a Dra. Cleusa Coral Ghanem, fundadora do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, como cidadã benemérita de Siderópolis, onde nasceu, depois aos dois de idade veio morar em São Bento Alto. Seus pais são Gílio Coral e Hilda Becker Coral. O proponente foi o vereador Pedro Valcir de Souza. Logo após a solenidade os convidados foram  recepcionados no Restaurante Forno diZoldo nas proximidades da Câmara de Vereadores, de Siderópolis. Na foto: O casal Dr. Emir Sadala Ghanem, Dra. Cleusa Coral Ghanem, a homenageada, vereador proponente da homenagem, Pedro Valcir de Souza e o prefeito Hélio “Alemão” Cesa no coquetel após à solenidade.

O vice-prefeito Zé Spillere esteve recentemente na posse na Câmara de Vereadores do suplente do PSD, Guilherme Everton Vieira. A posse do ex-secretário de educação reuniu um bom público, amigos, familiares e autoridades. Nesta semana foi prestigiar a posse do ex-tucano Napoleão Bernardes que se filiou ao PSD. Na oportunidade foi firmado convênio de R$ 120 mil com o deputado estadual Milton Hobbus para o Caravaggio FC.  Na foto: deputado Milton Hobbus (PSD), vice-prefeito Zé Spillere com o jovem Napoleão Bernardes, agora no PSD.

O prefeito Rogério Frigo encontrou no aeroporto de Florianópolis recentemente o governador Carlos Moisés. O vereador Aroldo Frigo Júnior, Evandro Boaroli, presidente do STR e um dos assessores da prefeitura, Ricardo Souza de Mello. Foi conversado com o governador sobre a inauguração do asfalto do interior que poderá ser em setembro,  em data ainda,  a ser marcada. A presença de Boaroli na viagem foi referente a passagem das linhas de transmissão de energia pelas propriedades rurais. Na oportunidade foi comentada da possível data da inauguração da rodovia Silvino Morelli que será no dia 14 de setembro.

O jovem Advogado Chalton Schneider, de Criciúma, vai lançar um livro com suas principais causas de sua carreira brilhante.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.