O que é anorexía?

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, baixo peso corporal e estresse físico. Atinge principalmente mulheres adolescentes ou adultas com idade entre 12 e 20 anos, embora há alguns casos entre rapazes também. A doença pode aparecer por um conjunto de problemas:  psicológicos, fisiológicos , sociais e familiares.

Na maioria das vezes, a família demora para descobrir que algo está errado, pois, dificilmente a pessoa que sofre deste transtorno aceita sua condição, prefere isolar-se de amigos, da família, do trabalho, ficando cada vez mais triste e ansiosa, tornam-se escrava das colorias, e fazem qualquer coisa para que elas não sejam absorvidas em seu corpo.

ENTRE ELAS

Indução ao vômito, uso excessivo de laxantes, diuréticos, exercício físico, um estado purgativo,entre outros.

Segundo Córdas et al. (1995 apud BUCARETCHI, 2003, p. 63-64) “com o tempo podem desenvolver comportamentos como: esconder a comida pela casa, cortar em pedaços pequenos para escondê-la, passar muito tempo cozinhando sem nem se quer experimentar a comida”. Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”.

O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Não há explicação para o fenômeno, mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

SINTOMAS E SINAIS

O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso.

O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações.

Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação.

Há dois tipos de pacientes com anorexia.

Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem; E aqueles que têm episódios denominados binge, ou seja, nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram.

Alguns podem passar anos em anorexia, numa forma que não seja incompatível com a vida, mas também sem restabelecer o peso ideal. Mantendo-se inclusive a autoimagem distorcida

TRATAMENTO

O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso.

Os mais recomendados são os antidepressivos tricíclicos, os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados, as psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família. Não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. (Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica).

DINI EVANGELISTA –BACHARELA EM PSICOLOGIA –
PÓS-GRADUADA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E APLICABILIDADES NAS PSICOPATOLOGIAS-CRP 12/ 14203.